Higiene Bucal
Dissertações: Higiene Bucal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luceli.cp • 23/3/2015 • 2.082 Palavras (9 Páginas) • 521 Visualizações
PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Higiene Bucal e Corporal
Projeto de Práticas de Ação Pedagógica focada na
Higiene Bucal e Corporal, voltada para o ensino
infantil entre 3 e 6 anos de idade.
Orientador: Cleópatra Barbosa
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
TEMA.......................................................................................................................02
SUMÁRIO................................................................................................................03
JUSTIFICATICA......................................................................................................04
OBJETIVO...............................................................................................................05
CONTEÚDOS..................................................................................................06 e 07
METODOLOGIA......................................................................................................08
HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS........................................................09
COMPETÊNCIAS A SEREM ADQUIRIDAS...........................................................10
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS............................................................................11
AVALIAÇÃO............................................................................................................12
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................13
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................14
ANEXOS – LETRAS DAS MÚSICAS NO TEATRO.......................................15 e 16
ANEXOS – EXEMPLOS DE DESENHOS PARA COLORIR....................17, 18 e 19
ANEXOS – MODELO DE KIT GANHO DE ESCOVAÇÃO.....................................20
ANEXOS – MODELOS DE DENTES, CÁRIES E BACTÉRIAS.............................21
JUSTIFICATIVA
A escolha do tema Higiene Corporal e Bucal surgiu em razão da grande quantidade de alunos que não executavam sua higiene bucal e corporal diariamente.
A saúde bucal é parte integrante e fundamental da saúde geral, e segundo Narvai (2001) é definida como um conjunto de condições objetivas (biológicas) e subjetivas (psicológicas), que possibilita ao ser humano exercer funções como mastigação, deglutição e fonação, também, visa a estética inerente à região anatômica, exercita a autoestima. Portanto, educar nesse sentido, significa permitir a aquisição desses conhecimentos, possibilita a formação de atitudes e a criação de valores que levem o indivíduo e a sua família a agirem no seu dia-a-dia em benefício da própria saúde bucal e dos outros.
A higiene bucal começa desde cedo quando se está amamentando ou dando a mamadeira e deve ser incorporada ao hábito de higiene oral antes dos dentes aparecerem.
O projeto desenvolvido com a turma do ensino infantil foi elaborado com os professores das turmas para poderem nos ajudar durante as ações desenvolvidas como também a parceria com profissionais da saúde e da odontologia.
A escola sendo uma instituição de ensino onde, aplicando os recursos adequados podem alcançar resultados positivos e agradáveis na qualidade do ensino e de vida, evitando dessa forma a evasão ou fracasso no rendimento escolar por motivos de doenças.
OBJETIVO
• Fazer com que as crianças reconheçam as necessidades e qualidade de se manter a higiene bucal e corporal.
• Estimular a prática da escovação, do banho, da lavagem dos cabelos e das unhas cortadas, adotando o hábito de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
• Desenvolver o auto cuidado.
CONTEÚDOS
Artes – As atividades desenvolvidas dentro deste componente curricular o fazer artístico/Teatro, tem como um dos objetivos a exploração e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas e complementando com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo (RECNEI, Vol. 3, p.97).
Literatura - A questão do ensino da literatura ou da leitura literária envolve, portanto, esse exercício de reconhecimento das singularidades e das propriedades compositivas que matizam um tipo particular de escrita. Com isso, é possível afastar uma série de equívocos que costumam estarem presentes na escola em relação aos textos literários, ou seja, tratá-los como expedientes para servir ao ensino das boas maneiras, dos hábitos de higiene, dos deveres do cidadão, dos tópicos gramaticais, das receitas desgastadas do “prazer do texto”, etc.
Música - Quando ouvimos falar em educação infantil sempre nos vem à tona a busca por ideias que impulsionem, motivem e provoquem o entretenimento das crianças sem que as mesmas se desgastem. Para tal é importante que os educadores tenham sempre a mão estratégias que servem como condutores ao conhecimento.
Desde a Grécia antiga a música serve como instrumento de ensino contribuindo para a aprendizagem e desenvolvimento psicossocial, desta forma a mesma apresenta-se como facilitadora do processo ensino-aprendizagem infantil.
Existem hoje muitas definições de música mais de forma geral é considerada arte das combinações harmoniosas dos sons.
CONTEÚDOS
...