IMPORTÂNCIA DAS CELULAS-TRONCO
Dissertações: IMPORTÂNCIA DAS CELULAS-TRONCO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Coutinho22 • 26/9/2014 • 364 Palavras (2 Páginas) • 890 Visualizações
A importância de células-tronco para a fisioterapia
Atualmente os avanços da medicina têm proporcionado a milhares de pessoas, uma esperança para o tratamento de diversas doenças, resultando numa melhora na qualidade de vida. Porém, a cura para enfermidades que debilitam as funções do corpo humano comprometendo os hábitos normais de um indivíduo e a grande letalidade que algumas representam, ainda desafiam a ciência em busca de alternativas que acabem com estes males.
Os estudos com células-tronco possuem um grande potencial para solucionar danos e morte celular nos tecidos do organismo. Isso faz com que portadores de doenças degenerativas, cardíacas, paraplégicos e muitas outras enfermidades severas que acometem o individuo, almejem o tratamento em humanos para que possam restaurar suas condições normais no meio em que vivem.
Ainda que fisioterapeutas atuem na reabilitação de pacientes com traumatismos na coluna, auxiliem pessoas que sofreram acidente vascular encefálico com o intuito de recuperar movimentos ou mesmo acompanhem hemiplégicos em sessões rotineiras de fisioterapia, as células-tronco são promissoras no objetivo de regenerar as células lesionadas e restaurar as condições físicas de forma eficiente.
A capacidade das células embrionárias de substituir e reconstruir tecidos deficientes dá esperança a pessoas que possuem algum tipo de restrição locomotora e fazem com que os profissionais de fisioterapia enxerguem um futuro onde será possível aliar o uso desse tratamento com o acompanhamento fisioterápico. Sendo assim, os estudos quanto a isso, interessam não só a quem precisa, como também aos profissionais de diversas áreas da saúde e até pessoas que um dia possam precisar recorrer ao uso de células-tronco para regeneração celular.
Porém, a polêmica a cerca disso ainda é grande já que uma parcela da população é contra ao uso de células embrionárias, pois consideram que estão cessando a geração de uma vida para a cura de doenças. Mas existem as denominadas células-tronco adultas que são obtidas a partir da placenta ou medula óssea de uma pessoa.
Portanto, com o avanço das pesquisas o uso de células-tronco para a regeneração de qualquer tecido do corpo humano promete ser revolucionário, tornando possível a cura de diversas doenças e facilitando a recuperação de movimentos em casos onde há comprometimento da coluna vertebral ou de outras estruturas articulares.
...