Implantação Ou Nidação, Morfologia Gestacional Das Espècies
Pesquisas Acadêmicas: Implantação Ou Nidação, Morfologia Gestacional Das Espècies. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alinnefriozi • 6/10/2014 • 293 Palavras (2 Páginas) • 813 Visualizações
Implantação ou Nidação, morfologia gestacional das espécies.
É a fixação da blástula ao epitélio uterino e a penetração do epitélio pelo tecido embrionário.
Vária entre espécies o grau de penetração pelos tecidos embrionários. Nos roedores e nos primatas o grau de penetração é muito menor na maioria dos animais domésticos, cuja penetração se estende para dentro do tecido conjuntivo sob o epitélio. Em animais domésticos a implantação é considerada como não invasiva e o epitélio uterino é o resultado da formação onde essas junções envolve ligação de proteínas na membrana em tecidos embrionários a receptores no epitélio materno.Na porca a fertilização ocorre fixação em cerca de 11 dias, na ovelha em cerca de 16 dias, na vaca em cerca de 35 dias e já na égua cerca de 55 dias.
Quando os embriões estão em desenvolvimento, movem-se dentro do lúmen do útero antes da implantação, essa migração em animais com ninhada permite espaçamento dos embriões de forma que cada um tenha espaço suficiente para o desenvolvimento e garante que cada corno uterino contenha alguns embriões. Comunicação parácrina ou contato, entre embriões e o epitélio uterino é necessário para identificação da prenhez, e nos animais com ninhada, para permitir identificações cada corno uterino deve conter embriões. Já os embriões das espécies sem ninhada também migram dentro do útero antes da fixação. Para evitar luteólise e perda do embrião em desenvolvimento na égua é necessário migração para trás e para frente entre os corpos uterinos antes da fixação.
O desenvolvimento das membranas extra –embrionárias é chamada de PLACENTAÇÂO ou placenta.
Bibliografia ;
Anatomia e Fisiologia dos Animais de Fazenda
R.D. Frandson ; W.Lee Wilke ;Anna Dee Fails ;Sexta edição
Carvalho, A.; Carvalho, C.; Ferrand, F. ; Madeira, V.; Nobre, A.; Pires, E.; !984. Biologia
Funcional. Livraria Almedina, Coimbra.
...