Imunologia
Por: Giuliana Mello • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 450 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
MECANISMOS EFETRORES DA RESPOSTA IMUNE CELULAR E HORMONAL
TH2 produz citocinas que ativam basófilos e eosinófilos
TCD8-citotoxico = polarização do granulo, ficando em contato com a célula alvo (formando uma sinapse), a TCD8 libera o conteúdo, matando a célula alvo. Primeiramente é secretado a perfurina, que fara minúsculos canais na célula alvo (parecido com a função do MAC), porem nem sempre isso é suficiente para matar a célula. Em seguida é secretado a granzima, entrando em contato com a célula, desencadeia morte celular por apoptose. – Resposta especifica – atividade contra alguns vírus, alguns protozoários (exemplo: tripanossomo cruzi- Chagas). São importantes produtores de interferon gama (IFN-gama).
TCD4 = Sem ela não a ativação de linfócitos B e T, nem do linfócito T CD8. Considerada a célula central (não a principal).
IFN-gama = estimula atividades do macrófago (fagocitose, citocinas inflamatórias, apresentação de antígenos).
IL4 faz com que os linfócitos B produzam moléculas neutralizantes e anticorpos alérgicos, e ativação de mastócitos (também ativado por IgE).
IL5 ativam eosinófilos.
Histamina = vasodilatadora e contratação musculo liso.
Linfocitos Th17 produzidos em resposta a IL-6 e TGF-beta. Produz IL-17, ativado de neutrófilos (magociticas e de grande numero na circulação, além de produzir radicais reativos de oxigênio – agua oxigenada).
Treg inibe resposta imunológica, pode inibir a própria célula apresentadoras de antígenos, função de inibir resposta inflamatória.
LINFOCITOS NÃO CONVENCIONAIS.
NKT = produz todas as citocinas. Moduladora da resposta imunológica, auxiliando no controle de infecções e nas patologias.
T- gama – delta = célula citotóxica, com grânulos de perfurinas e granzimas, levando a célula alvo a morte por apoptose.
IMUNIDADE HORMONAL
Os anticorpos vão agir em organismos extracelulares. Agem por mecanismos mediados pelas células.
Anticorpos não entram dentro das células, portanto não agem nos patógenos intracelulares.
Classes de anticorpos possuem funções e distribuição bem diferentes no corpo. No sangue os anticorpos mais abundantes é o IgG.
Anticorpos podem agir impedindo ligação do patógeno a célula própria, ou podem auxiliar células efetoras, dependendo da sua classe especifica. (neutralização, opsonização, cito toxicidade, ativação mastócitos e ativação de complemento).
Neutralização = IgM e IgG (2 e 4 em humanos).
Opsonização = anticorpo induz, recobrindo a célula alvo e facilitando a fagocitose. IgG (1 e 3)
Citotoxicidade = anticorpo se liga as células alvo da porção FC da IgE, se ligando a alguma celula citotóxica (eosinófilo), liberando os granulos tóxicos (com lipases, proteases). A membrana da celula é destruída, começa a perder seu conteúdo e morre por choque osmótico. Já por neutrófilos e NK essa ação é mediada por IgG. IgG (1 e 3) e IgE
Ativação de mastócitos = mastócitos possuem receptores para porção FC de IgE, e a porção FB de reconhecimento está livre, com sítios que reconhecem alérgicos. (IgE)
...