Influenza
Tese: Influenza. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucianafgamaa • 15/9/2014 • Tese • 333 Palavras (2 Páginas) • 272 Visualizações
A influenza ou gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. Classicamente, apresenta-se com início abrupto de febre, mialgia e tosse seca. Em geral, tem evolução autolimitada, de poucos dias. Sua importância deve-se ao seu caráter epidêmico, caracterizado por disseminação rápida e marcada morbidade nas populações atingidas.
Como mostra a parte inicial do vídeo, no qual a contaminação da paciente se dá pelo espirro que libera gotículas com vírus infeccioso, A influenza é uma doença respiratória transmitida por meio de gotículas (< 10 µl) expelidas pelo indivíduo doente ao falar, espirrar e tossir, ou a transmissão também pode ocorrer por contato direto ou indireto com secreções nasofaringeanas, destacando-se aqui a importância da lavagem adequada das mãos no controle desta doença, sendo que um indivíduo infectado pode transmitir o vírus desde dois dias antes até cinco dias após o início dos sintomas.
Clinicamente, a doença inicia-se com a instalação abrupta de febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de mialgia, dor de garganta, prostração, calafrios, dor de cabeça e tosse seca. A febre é, sem dúvida, o sintoma mais importante e perdura em torno de três dias. Os sintomas sistêmicos são muito intensos nos primeiros dias da doença. Com a progressão desta, os sintomas respiratórios tornam-se mais evidentes e mantém-se em geral por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. Todos esses sintomas são explicados no decorrer do ataque do vírus e do contra-ataque do sistema imune.
O vídeo retrata o primeiro contato com o micróbio, o ataque das nk, que são linfócitos com habilidade de matar células infectadas por vírus, que quando ativadas produzem citocinas, onde o principal mecanismo de reconhecimento de células infectadas é a diminuição dos níveis de MHC classe I na superfície celular, onde elas destroem células liberando grânulos citoplásmicos de perforinas e granzima, induzindo a morte por apoptose, e o vídeo termina com adaptação da imunidade (memória).
Como dito anteriormente, após a contaminação pelo espirro, a primeira linha de defesa...
...