TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEITURA DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA

Exames: LEITURA DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  2.017 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO

O experimento realizado no dia 18/11 tem como objetivo determinar de maneira correta a leitura em instrumentos de medida e comparar a sensibilidade de diversos instrumentos.

PROCEDIMENTOS

1. Determinar as medidas de massa em uma balança digital dos seguintes objetos:

Béquer (25 ml) – 20,7544g

Proveta (10 ml) – 19,2283g

Papel Filtro – 1,0020g

2. Examinar os instrumentos e falar suas medidas de volume respectivas:

Proveta 50 ml e 100 ml;

Pipeta volumétrica 0.060ml;

Pipeta graduada 10 ml;

Bureta 25 ml e 50 ml.

3. Comparar os volumes medidos

Medindo 5ml na pipeta graduada e transferindo esse volume para uma proveta, observamos que depois da transferência a medida ficou apenas uma medida acima do 5 ou seja 5,1ml.

Ao medir 20ml numa proveta e transferir para um béquer o resultado foi que depois da transferência o volume continuou o mesmo 20ml.

Em seguida foi medido 50, 25 e 10ml de agua em um erlenmeyer e transferimos para uma proveta, após a transferência observamos:

Erlenmeyer Proveta

10 ml 13 ml

25 ml 27 ml

50 ml 53 ml

Ao pipetar 20ml de água usando a pipeta volumétrica e transferir para a proveta, quando transferida a agua para a proveta obteve-se 21ml. Mostrando assim a precisão na escala da pipeta volumétrica.

Por ultimo foi feita a calibração de uma bureta, primeiro observando se a bureta se encontra limpa, seca e vazia em seu suporte, usamos uma pisseta para adicionar a agua até um pouco acima do zero da escala, abrimos a torneira até encher a ponta e expulsar o ar e tomando cuidado para eliminar todas as bolhas, depois transferimos de gota a gota os primeiros 25ml usando o gotejamento para transferir levou cerca de 12:03seg, repetindo o processo no liquido restante depois de uma espera de 30 segundos, começamos a transferência para o mesmo recipiente levando a um tempo de 2:20 min.

Depois transferimos o volume da bureta para um béquer observando que continuava o mesmo 25ml e depois para uma proveta de passou de 25ml para 30ml.

QUESTÕES

1-Defina vidraria “aferida” e vidraria “graduada”. Em que situações se aplicam cada uma delas?

R: A vidraria aferida é aquela graduada com medidas padronizadas, podendo ser aplicada em reações entre soluções, transferência de líquidos, dissolução de substâncias, já a vidraria graduada.

2-Qual das vidrarias de medida de volume e a mais adequada para preparar soluções: béquer, proveta ou balão volumétrico? Por quê?

R: Balão Volumétrico, ele é utilizado para preparação e diluição de soluções com volumes precisos e pré-fixados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com