MICROSCOPIA À FRESCO
Pesquisas Acadêmicas: MICROSCOPIA À FRESCO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: angiegelain • 31/3/2014 • 261 Palavras (2 Páginas) • 4.350 Visualizações
INTRODUÇÃO
As bactérias são seres microscópicos e a sua morfologia é estudada através de observação em microscópio. O exame pode ser feito de forma direta e a fresco, sem coloração ou mediante a uma coloração prévia. A microscopia a fresco permite verificar viabilidade, tamanho, forma natural das bactérias e atividades celulares como a mobilidade bacteriana. A respeito da mobilidade é possível observar dois movimentos: o movimento proveniente de flagelos ou de filamentos axiais e que é ativo, e o movimento browniano, o qual é passivo e é resultante dos movimentos aleatórios das moléculas de água contra as bactérias presentes nas preparações.
OBJETIVOS
Observar microrganismos vivos em material biológico.
MATERIAIS E MÉTODOS
Lâmina escavada
Lamínula
Pipeta Pasteur
Vaselina
Tubo de ensaio com cultura de terra em suspensão
Microscópio óptico
Com a pipeta Pasteur foi depositada duas gotículas da cultura em suspensão no meio da lamínula limpa e seca. Um pouco de vaselina foi passada ao redor da concavidade da lâmina escava. A lâmina côncava foi invertida e colocada sobre a lamínula de forma que a gotícula tenha ocupado o centro da concavidade. A lâmina foi invertida novamente de forma que a gotícula tenha ficado pendente no centro da concavidade.
A preparação foi levada ao microscópio óptico e focaliza com objetiva de 40x com luz reduzida, já que as bactérias possuem índice de refração próximo ao da água.
RESULTADOS
Foi diferenciado dois tipos de movimento: movimento ativo, também chamado de flagelar e movimento passivo, também chamado de movimento browniano. O movimento flagelar é caracterizado pelo deslocamento, pela mudança da posição da bactéria, enquanto que o browniano não acarreta mudança na posição, não há deslocamento autônomo da bactéria.
...