Mecanização Florestal
Artigo: Mecanização Florestal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: assysjr • 6/7/2014 • 520 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
Do machado a sistemas altamente mecanizados com feller-buncher e harvester no corte de árvores, da prática de rolar e arrastar toras manualmente ou por tração animal até o uso de forwarder na extração de madeira, não se passaram mais que 20 anos. Nesse período foi desenvolvida uma série de métodos para abate de árvores, processamento e extração de toras e toretes, tudo sem uma perda significativa de empregabilidade. Houve um aumento considerável na segurança e no conforto laboral e social das pessoas envolvidas nestas operações.
A colheita florestal, altamente tecnificada, nos locais de topografia acidentada teve que evoluir celeremente, sendo que o mercado e a pesquisa tiveram que rever métodos tradicionais. A colheita florestal utilizando mão de obra para tombar toretes, calhas de deslizamento, tropas de muares, guinchos de tambor acoplados em tratores agrícolas, tratores com compartimentos de carga dianteiro e traseiro (berço), teleféricos rudimentares, sistemas de cabos e guinchos, processamento manual usando facão, machado e moto-serra fazem parte do dia a dia da atividade em terrenos de topografia acidentada desde os primórdios da atividade.
Métodos simples e primários, como cortar árvores com machado e arrastar toras e toretes com animais, ou usar motosserra e tratores agrícolas simples, são encontrados principalmente nas florestas de pequenas e médias propriedades rurais e em áreas de topografia acidentada. Contudo, cada vez mais podemos observar equipamentos de pequeno e médio porte, operando na colheita florestal, com capacidade produtiva que permite concorrer economicamente e proporcionar alta produção, além de serem possíveis de ser operados por pessoas de limitadas oportunidades intelectuais.
Tecnologias moto serra:
•Air Injection™ - As forças centrífugas do volante da motosserra
lançam a maioria das partículas, como serragem e poeira, para fora,
por meio de um condutor de ar especialmente desenvolvido. Assim,
o ar chega ao filtro mais limpo e pré-filtrado. Isto reduz o desgaste do
motor e proporciona um trabalho mais suave e eficiente, reduzindo a
frequência da limpeza do filtro de ar;
•Carcaça em magnésio - Carcaça desenvolvida para resistir a altas
rotações (rpm) e uso intensivo profissional, garantindo uma vida
prolongada ao produto;
•Virabrequim - Produzido em três peças forjadas, confere
excepcional durabilidade nas aplicações mais severas;
•Smart Start® - O motor e o sistema de partida foram desenvolvidos
para proporcionar o arranque rápido do equipamento com o
mínimo de esforço. A resistência na corda de arranque é reduzida
em até 40%.
O sistema LowVib de amortecimento das vibrações faz com que seja confortável de usar, mesmo em longos períodos de trabalho.
•
...