Medicina Ocupacional
Trabalho Universitário: Medicina Ocupacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: judel2130 • 20/1/2015 • 1.432 Palavras (6 Páginas) • 296 Visualizações
TRABALHO
PERICIAS MEDICAS TOPICOS AVANCADOS SAUDE MENTAL
Unicastelo
Coordenação do curso: Dr. Aizenaque Grimaldi
Aluno: Delcio Naves Gomes
Turma 05 Campinas SP
CONCEITOS EM SAÚDE MENTAL
A maioria das doenças mentais é influenciada por combinações de fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Possíveis situações problemáticas da vida, como limitadas oportunidades de educação, dificuldades financeiras ou condições inovadoras que possibilitem a geração de incertezas podem ser exemplos de fatores sociais envolvidos na ocorrência de transtornos mentais
Neste trabalho verificaremos os conceitos básicos relacionados a realização de pericias medica em Saúde mental também ‘e de grande relevância com a necessidade de obter um amplo conhecimento no assunto relacionados as patologias mentais que podem envolver o campo trabalhista, como a analise das doenças psíquicas ou psiquiátricas de maior incidência neste setor. Importante aborda-las e identificar os fatores que relacionam ao ambiente trabalhista (nexo causal ). O Objetivo deste tópico ‘e permitir a avaliação do trabalho pericial, a identificação dos agravantes destas patologia.
1987 - NIOSH - Desordens psicológicas estão entre as 10 mais frequentes categorias de doenças ocupacionais
Causas: organização do trabalho, o papel exercido dentro da organização e sua relação com outros papéis, relações interpessoais, estrutura, clima organizacional, inter-relação trabalho e não trabalho
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
OMS - 2001 12% - de todas as doenças de um país 18% necessitam de algum tipo de ajuda 30% - algum tipo de desconforto 5 a 10% - transtornos graves
Brasil Alcoolismo- 3o lugar em afastamento do trabalho
“Para Freud, Saúde mental ‘e a capacidade de amar e trabalhar”.
O trabalho tanto pode ser um mero ganha-pão como a parte mais significativa da vida interior de um ser humano.
Seu valor encontra-se condicionado pelo significado que ele terá́ culturalmente bem como pela relação que se estabelecerá entre a organização do trabalho vigente e a subjetividade do trabalhador Flavio Carvalho Ferraz (1997)
No diagnostico, ha a necessidade de avalição do curso clinico da doença, realizar um bom prognostico, boa descrição clinica, estudos laboratoriais de apoio, e a importância de estudos dos antecedentes familiares. Devendo levar também em consideração os fatores biológicos, psicológicos e sociais que podem influenciar na doença.
EIXOS ( Avaliação multiaxial – DSM-IV TR Sadock 2007 )
Eixo I – Inclui a maior parte dos transtornos psiquiátricos e uso de substancias.
Eixo II – Transtornos da personalidade, retardo mental e descrições gerais das estratégias e estilos de interação.
Eixo III – As doenças clinicas gerais
Eixo IV – Os estressores psicossociais e julgamento a respeito da sua gravidade
Eixo V – A avaliação global do funcionamento social e ocupacional através de escala numérica padronizada
Roteiro de um exame psíquico
Apresentação:
Aspecto geral, fasces e olhar, porte, comportamentos objetivos e atitudes
Funções Psíquicas:
Consciência
Atenção
Memoria
Senso percepção
Pensamento
Inteligência
Afetividade
Psicomotricidade
Vontade
Juízo de realidade
O ato pericial nesta área deve ser minuciosamente analisada, por se tratar de uma área de difícil acesso, devendo sempre levar em consideração a manipulação por parte do avaliado, que quase sempre buscara sobrevalorizar seus sintomas com o intuito de convencer o perito sobre a realidade do seu desejo.
E ao lidar diretamente com o comportamento humano, se torna a área medica que mais se depara com problemas legais e éticos. Exigindo assim do perito um preparo técnico afinado e uma experiência profissional.
“Sem saber por que, este ou aquele paciente desperta no profissional sentimentos de raiva, de medo, de piedade, de carinho, de repulsa, etc. Ao identificar tais reações e conscientizar-se de que elas tem a ver com seus próprios conflitos, o profissional poderá lidar de forma mas racional e objetiva com o que esta ocorrendo da relação profissional” ( Paulo Dalgalarrondo 0 Psicopatologia e Semiologia dos transtornos Mentais, Artmed, 2000)
Como classificar?
Sintomas subjetivos – medo, temor, ansiedade, alegria, tristeza, cansaço, fadiga, depressão, excitação, motivação, satisfação, etc.
MECANISMOS DE DEFESA de cada trabalhador para enfrentar o cotidiano do trabalho e as repercussões na saúde mental
Deve avaliar os sintomas subjetivos e correlacionar com a atividade exercida no trabalho e saber diferenciar de patologias do dia a dia. Identificar se o desencadeamento dos sintomas foi no ambiente de trabalho ou não. Identificar a patologia real da simulação.
Ha algumas características da avaliação que devem ser consideradas, como por exemplo:
Aspectos Longitudinal: a linha da vida, e Transversal: momento atual
Avaliação sujeita a preconceitos
...