Medula óssea
Pesquisas Acadêmicas: Medula óssea. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrielss • 25/9/2014 • 464 Palavras (2 Páginas) • 488 Visualizações
Medula óssea
Medula óssea é um tecido líquido gelatinoso encontrado no fundo do osso que é responsável pela fabricação das células sanguíneas, hemácias, leucócitos e plaquetas cada uma tem uma função específica no organismo, as hemácias conduzem o oxigênio do pulmão para todas as células do corpo, os leucócitos são os agentes de defesa do organismo são eles que nos protegem de doenças, as plaquetas são muito importante no processo de coagulação do sangue.
O transplante da medula óssea é feito a substituição da medula óssea doente pela medula óssea saudável, o transplante é indicado a pessoas que sofrem com das doenças como aplasias, leucemias, linfomas e tumores sólidos. Existe dois tipos de transplante autólogo elogênicos, o autólogo é usar uma medula do próprio paciente e o elogênicos é usar uma medula de um doador, a célula que é usada no transplante pode ser obtida pela próprias medula óssea, pelo sangue periférico estimulado, ou o cordão umbilical.
O transplante é necessário para anemia aplastica grave é rara mais fatal é quando a medula óssea começa a falhar e produzir pouco, mielodisplasias é um defeito da medula óssea e a leucemia um acumulo de células jovens e também em alguns tipos de linfomas e tumores sólidos.
Para as pessoas doarem a medula óssea é feito grandes exames para saber se está com a saúde em bom estado, a doação é feita em centro cirúrgicos tem a duração de duas horas, é feita muitas punções com a agulha entre os ossos da bacia, é retirada cerca de 10 a 15 ml.
Para os pacientes receberem a medula óssea saudável ele tem que passar por quimioterapia para atacar as células doentes e destruir a medula óssea, a nova medula é rica em células progênitas que vão circular toda a corrente sanguínea até entrar na medula óssea onde começam a se desenvolver, no início da produção da nova célula produz poucas hemácias,leucócitos e plaquetas com isso o paciente ficam mais exposto a infecções e hemorragias por isso ele precisa ficar no hospital em isolamento, o paciente fica 35 dias e depois da recuperação o paciente continua em acompanhamento.
Hoje em dia existe 2 milhões e 900 mil doadores inscritos o Brasil é o terceiro maior do mundo e fica atrás só dos Estados Unidos e da Alemanha, o grande números de doadores é devido as campanhas de conscientização promovidas pelo Ministério da saúde.
Para doar é preciso ter 18 a 54 anos e ter uma boa saúde, para se cadastrar a pessoa deve procurar o hemocentro e agendar uma entrevista para tirar todas as duvidas e depois será feito uma coleta de 10 ml do sangue para ter todas as informações, os dados serão cadastrados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), e quando surgir um novo paciente, será verificado a compatibilidade.
...