Morfologia Hibiscus
Pesquisas Acadêmicas: Morfologia Hibiscus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: privacidade • 29/10/2014 • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 3.080 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
As Magnoloaphyta (Angiospermae),grupo onde são encontradas as Liliopsida (MonocoTyleDoneae) e também as Magnoliopisida (Dicotyledoneae), a reprodução sexuada é feita pela flor. Esta estrutura apresenta variação na forma, tomanho, cor, número e disposição de suas partes, conforme a espécie.
A flor é considerada um ramo transformado, consistindo de um eixo caulinare folhas diversamente modificadas, sendo algumas estéreis e outras férteis.
As folhas estéreis auxiliam no processo de reprodução, exercendo a função de proteção dos órgãos reprodutivos ou de atração para agentes polinizadores como insetos, pássaros e morcegos. Já as férteis formam verdadeiros órgãos sexuais masculinos e femininos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 OBJETIVOS
Estudar a estrutura floral (sépala, pétala, antera, ovário) de Hibiscus pernambucensis.
2.1.1 MATERIAIS
Material vegetal (flores de hibiscus)
2.1.1.1 PROCEDIMENTO 1
3 PROCEDIMETO 2
As estruturas florais podem apresentar diferentes formatos, estruturas de acordo com as espécies vegetais.
3.1 ESTRUTURAS FLORAIS
CONSTITUIÇÃO
CÁLICE:
O cálice é gamossépalo, quando as sépalas estiverem unidase dialissépalo, quando apresentarem sépalas livres. E a corola é gamopétala, quando as pétalas forem unidas e, dialipétalaquando estiverem livres.
COROLA:
O conjunto mais externo das peças florais idênticas é designado de cálice sendo constituído pelas sépalas. Seguem as pétalas que formam a corola.
PERIANTO:
O cálice e a corola são peças florais férteis são os estames
ANDROCEU:
Que no seu conjunto formam o androceu
FOLHAS FÉRTEIS
ANDROCEU
É a parte masculina da flor O androceu consta do conjunto dos estames de uma flor. Constituído pelo filete, que contém dois microsporângios (tecas). As duas tecas formam a antera e são reunidas entre si pelo conectivo.
GINECEU
É a parte feminina da flor. O gineceu, tipicamente consta do ovário e de um prolongamento, o estilete. No ápice do estilete encontra-se o estigma, região receptiva para o pólen.
FORMULA DE DIAGRAMA FLORAIS
REFLORAÇÃO:
INFLORESCÊNCIA
RACEMOSAS OU MONOPODIAIS: Em algumas plantas muitas flores se agrupam em um mesmo ramo, formando conjuntos denominados inflorescências.
POSIÇÃO DO OVÁRIO
Caráter de importância taxonômica, principalmente na classificação das ordens e famílias:
Ínfero (ovário abaixo do plano do receptáculo).
Semi-ínfero (ovário acima do plano do receptáculo, parcialmente envolto por ele, mas sem fusão).
Súpero (ovário acima do plano do receptáculo).
SIMETRIA
ACTINOMÓRFICA: Actinomorfo, quando permitir vários planos de simetria, isto é, pode-se cortar de várias maneiras e obter dois lados exatamente iguais.
ZIGOMÓRFICA: Zigomorfo, quando permitir apenas um plano de simetria.
ASSIMÉTRIA: Assimétrico, quando não permitir nenhum plano de simetria.
EXPRESSÃO SEXUAL
FLORES HERMAFRODITAS: Flor com gineceu e androceu
FLORES UNISSEXUAIS: Podem ser unissexuadas masculinas (estaminadas) ou femininas (pistiladas)
PLANTAS MONOICAS: Flores pistiladas e estaminadas no mesmo indivíduo ( ex. meloeiro, milho etc.)
PLANTAS DIOICAS: Indivíduos com flores estaminadas e com flores pistiladas (ex. kiwi)
POLINIZAÇÃO
Polinização é o transporte dos grãos de pólen das anteras, onde eles se formam, até o estigma, geralmente de outra flor. A polinização é o primeiro passo para a aproximação dos gametas femininos e masculinos, essencial para que ocorra fecundação.
O transporte do pólen, até o estigma é feito por agentes polinizadores, que podem ser o vento, os insetos ou os pássaros.
VETORES
...