Método Cientifico Relacionando Com O Filme Óleo De Lorenzo
Monografias: Método Cientifico Relacionando Com O Filme Óleo De Lorenzo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julio • 26/9/2013 • 1.267 Palavras (6 Páginas) • 7.215 Visualizações
Credito: Júlio César dos Santos
Introdução – Importância e origem do método científico.
Apesar de que no decorrer dos séculos o homem vem travando batalhas e mostrando atos que chegar ser irracional, a nossa espécie porem tem conquistando algo singular, que nem outra espécie dominou, a possibilidade de ver, pensar e criar algo ao nosso favor, iniciando com primeiras pedras lascadas para subsídio nas caças e até mesmo criação de alimentos transgênicos que proporcione uma melhor nutrição. Esse conjunto de praticas vem sendo desenvolvido sistematicamente e chegou hoje como uma ferramenta muito importante, o método científico, usados por diversos cientistas que procuram uma resposta para um fenômeno, e por pessoas que queiram também buscar a resposta de algo por finalidade pessoal e é nesse caso que iremos discutir no desenvolvimento do conceito de método científico.
A metodologia científica tem sua origem no pensamento de Descartes, que foi posteriormente desenvolvido empiricamente pelo físico inglês Isaac Newton. Descartes propôs chegar à verdade através da dúvida sistemática e da decomposição do problema em pequenas partes, características que definiram a base da pesquisa científica. Compreendendo-se os sistemas mais simples, gradualmente-se incorpora mais e mais variáveis, em busca da descrição do todo.
Desenvolvimento – Método científico e seus procedimentos.
O método científico é um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de uma integração, correção ou uma expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas consiste em juntar evidências empíricas verificáveis baseadas na observação sistemática e controladas, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.
O método começa pela observação, que deve ser sistemática e controlada, a fim de que se obtenham os fatos científicos. O método é cíclico, girando em torno do que se denomina Teoria Científica, a união indissociável do conjunto de todos os fatos científicos conhecidos e de um conjunto de hipóteses testáveis e testadas capaz de explicá-los. Os fatos científicos, embora não necessariamente reprodutíveis, têm que ser necessariamente verificáveis. As hipóteses têm que ser testáveis frente aos fatos, e por tal, falseáveis. As teorias nunca são provadas e sim corroboradas.
Seguiremos agora com as etapas necessárias para um bom desenvolvimento de uma aplicação de um método cientifico.
Observação - Uma observação pode ser simples, isto é, feita a olho nu, ou pode exigir a utilização de instrumentos apropriados. Contudo deve ser sistemática e controlada a fim de que seus resultados correspondam à realidade e não a ilusões derivadas da deficiência inerente aos sentidos humanos em captar a realidade.
Aplicando isso no exemplo de Lorenzo ao iniciar os problemas de hiperatividade infantil (agressão escolar, quedas, diminuição na comunicação) os seus pais iniciam um processo de observação, para encontrar o motivo desse comportamento anormal.
Questionamento - O experimento precisa ser capaz de ser reproduzido. São os procedimentos necessários para testarem-se as hipóteses, e não dos fatos em si, que não precisam ser antropogenicamente reproduzidos, mas apenas verificáveis.
Quando os pais de Lorenzo observou aquela situação, pois se a questionar, o porquê daqueles sintomas terem surgido em seu filho.
Previsão - possível resposta a uma pergunta ou solução de um problema, formação da hipótese.
Depois de feitos os questionamentos que explique esses sintomas apresentado em Lorenzo, pais e médicos formularam as seguintes hipóteses: Uma bactéria que foi adquirida por ele em sua visita à África; deficiência auditiva provocada no cérebro.
Experimentação - Para maior segurança na escolha da hipótese, toda experiência deve ser controlada. Experiência controlada é aquela que é realizada com técnicas que permitem descartar as variáveis passíveis de mascarar o resultado.
Nesse momento, em Lorenzo foram feitos diversos exames, para descartar hipóteses mais fracas, para chegar a uma conclusão autentica, para que posteriormente possa tomar providencias.
Conclusão - Etapa em que se aceita ou se rejeita uma hipótese.
Após ter passado por um processo de teste para a escolha da explicação para os sintomas em Lorenzo, foi concluído que ele tinha ALD uma doença pouco conhecida pelos médicos. Os pais afligindo pela descoberta, procuraram associações de apoio a familiar formada por pessoas que possuísse um membro portador dessa doença.
Impulsionados pela vontade der ver uma melhora no filho, os pais começam sistematicamente colocar em pratica o método cientifico, analisando como essa doença é transmitida (transmissão genética materna), o que essa doença afeta no organismo e onde afeta. Após ter esse embasamento, seus pais começaram a formar possíveis soluções para barrar esse acumulo de ácido graxo no cérebro [Anexo 1], por leituras de artigos sobre estudo relacionados conseguiram um grande avanço, produção de um óleo para diminuição do ácido graxo, porem essa diminuição atingiu apenas de 50% da meta. Correndo contra o tempo de forma cansativa
...