Revisão do filme: óleo de Lorenzo
Resenha: Revisão do filme: óleo de Lorenzo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amandabasso • 24/3/2014 • Resenha • 430 Palavras (2 Páginas) • 610 Visualizações
Publicado em 31 de janeiro de 2011 em Resumos e Resenhas ImprimirRSS
Resenha do filme: O óleo de Lorenzo
REFERÊNCIA (DO FILME):
O ÓLEO de Lorenzo. Direção: George Miller. Produção: Doug Mitchel e George Miller. Intérpretes: Nick Nolte; Susan Sarandon; Peter Ustinov; Zack O?malley Greenburg e outros. Universal Pictures Internacional B.V.; Microservice Tecnologia Digital da Amazônia, 1992. 1 DVD (129 min.), son., color.
1 RESUMO DA OBRA:
A vida de uma família é profundamente alterada através de um diagnóstico médico, uma doença rara e incurável atinge um menino de apenas cinco anos e abala a estrutura psicológica de seus pais.
Baseado numa história real o filme O óleo de Lorenzo, retrata uma belíssima história de amor ? não um romance convencional, entre homem e mulher ? sobretudo de amor a vida, tendo como pano de fundo o fortalecimento dos laços fraternais entre pais e filhos.
A trama também mostra outra vertente bastante significativa, pois reflete os padrões e até mesmo as limitações impostas pela ciência convencional.
2 RESENHA:
O casal de historiadores Augusto e Michaela Odone (interpretados por Nick Nolte e Susan Saradon) tem uma vida aparentemente normal ao lado do único filho (Lorenzo Odone) do casal e de Michaela ? Augusto Odone tem outros dois filhos oriundos do seu primeiro casamento ? mas, tudo começa a mudar quando a criança começa a apresentar sinais de hiperatividade, surdez e desequilíbrio corporal.
Intrigados com estes sintomas os pais recorrem a vários médicos, a fim de identificar a sua causa, e depois de muito penar recebem o diagnóstico final: o menino é portador de Adrenoleucodistrofia (ALD), uma doença muito rara e o pior de tudo degenerativa, de acordo com os médicos o garoto não viveria mais de três anos.
A ALD se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença. (ARAÚJO, 2007).
O desespero toma conta do casal e principalmente de Michaela; pois Lorenzo além de ser seu único filho herdara a patogenidade da mãe, pois a ADL transmite-se exclusivamente de mãe para filho (somente do sexo masculino) devido uma disfunção genética ? relacionada com o cromossomo sexual X, e apenas as mulheres são portadoras, tendo 50% de chances de transmitir para o filho.
Envolveram-se numa ONG de pais com filhos portadores de ALD, porém constataram q
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/resenha-do-filme-o-oleo-de-lorenzo/58199/#ixzz2wuGrCwF0
...