FILME: O ÓLEO DE LORENZO
Resenha: FILME: O ÓLEO DE LORENZO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: polly35 • 24/5/2013 • Resenha • 443 Palavras (2 Páginas) • 1.153 Visualizações
FILME: O ÓLEO DE LORENZO
1- Assistir ao filme
2- Apresentar questões relevantes para a reflexão coletiva, baseadas em cenas do filme:
O filme O Óleo de Lorenzo, baseia-se em uma história real, não retirada do passado, mas ainda em construção.
Todos nós temos problemas. Mas não há sofrimento pior que ter um filho praticamente condenado à morte. Geralmente choramos, amaldiçoamos, nos sentimos abandonados até mesmo por Deus.
No caso dos pais de Lorenzo, estes foram à luta, em busca de conhecimento, a fim de entender o que estaria se passando com a saúde e a vida do filho.
Como geralmente acontece, esses “heróis”, os pais de Lorenzo, também encontraram resistências: a poderosa indústria farmacêutica que não prioriza o investimento de milhões de dólares na pesquisa da cura de doenças raras, por medo de não obter o retorno esperado. A resistência dos médicos, alegando ser anti-ética a continuidade de tais experiências, a resistência dos governantes, que baseiam-se em leis burocráticas e protecionistas. E, embora não pareça, a resistência dos próprios pais de Lorenzo, por enfrentar uma realidade nova e tão assustadora.
Mas, superando todas essas questões, o casal, sem nenhum conhecimento acadêmico, persevera e dá um passo corajoso e gigantesco para salvar a vida do filho e deixar para a humanidade a esperança de cura desse mal.
O Óleo de Lorenzo, é um filme desafiador, que nos cobra uma postura profundamente reflexiva, acerca de uma questão antiga, mas ainda muito presente na história da humanidade. A de que “SE NÓS NÃO AGIRMOS,
NINGUÉM O FARÁ POR NÓS”!
O filme, apresenta cenas marcantes, chocantes, fortes. Possui ainda, belíssimos momentos como a união familiar, a proteção e respeito à vida humana, a busca incessante por respostas e a crença de que, depois de uma grande batalha, a recompensa existe e é infinita.
...