NOÇÕES DE HIGIENE E PROFILAXIA
Trabalho Escolar: NOÇÕES DE HIGIENE E PROFILAXIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ArianeVanessa • 23/7/2014 • 660 Palavras (3 Páginas) • 8.991 Visualizações
NOÇÕES DE HIGIENE E PROFILAXIA
O profissional de saúde deve obedecer normas simples como o ato da Lavagem das Mãos, Higienização de mobiliários e equipamentos.
A importância dessas medidas resultará no controle da infecção cruzada que pode ocorrer entre o profissional de saúde e paciente.
Higiene e profilaxia são métodos e técnicas de manejo ligadas a medidas sanitárias para evitar que o homem não seja acometido de doenças.
A utilização de procedimentos para se eliminar os microorganismos são os mais diversos, entre eles podemos citar a assepsia, anti-sepsia, degermação, desinfecção e esterilização.
1. LAVAGEM DAS MÃOS:
A lavagem rotineira das mãos com água e sabão, elimina além da sujeira visível ou não, todos os microrganismos que se aderem a pele.
Principal medida de bloqueio da transmissão de germes.
Devemos lavar as mãos sempre, antes de iniciarmos uma atividade e logo após seu término.
Mantenha unhas curtas e as mãos sem anéis para diminuir a retenção de germes.
Após a retirada das luvas as mãos devem ser lavadas.
Ao lavarmos as mãos estabelecemos uma seqüência de esfregação das partes da mão com maior concentração bacteriana que são: as pontas dos dedos,meio dos dedos e polegares.
OBS: Devemos lavar as mãos sempre, tanto para a nossa proteção quanto para evitar infecções cruzadas entre pacientes!!!!
2- CONCEITOS IMPORTANTES EM BIOSSEGURANÇA
LIMPEZA OU HIGIENE: é o asseio ou retirada da sujidade de qualquer superfície.
ASSEPSIA: é o conjunto de medidas adotadas para impedir que determinado meio seja contaminado.
ANTI-SEPSIA: é a eliminação de formas vegetativas de bactérias patogênicas de um tecido vivo.
CONTAMINAÇÃO CRUZADA: é a transferência de microorganismos de um local para o outro.
INFECÇÃO CRUZADA: refere-se à transferência de microorganismos de uma pessoa (ou objeto) para outra pessoa, resultando necessariamente em uma infecção.
DEGERMAÇÃO: é a remoção de impurezas, sujeira e microrganismos depositados sobre a pele do paciente ou das mãos da equipe profissiona latravés da ação mecânica de detergente, sabão ou pela utilização de substâncias químicas (anti-sépticos).
ARTIGO DESCARTÁVEL: É o produto que após o uso perde as características originais e não deve ser reutilizado e nem reprocessado. Ex: luva, máscara, eetc
ARTIGO NÃO CRÍTICO: são aqueles que entram em contato com a pele íntegra ou não entram em contato direto com o paciente. (limpeza)
Ex.: termômetro; tensiômetro; superfícies de armários e bancadas; aparelho de raios X.
ARTIGO SEMI-CRÍTICO: é todo o instrumental que entra em contato com a pele ou mucosas íntegras. (Desinfecção)
Ex: máscara de aerosol, equipamentos de suporte ventilatório
ARTIGO CRÍTICO: é todo o instrumental pérfuro-cortante que penetra em tecidos e entra em contato com sangue e secreções corporais ( esterilização)
Ex.: instrumentos de corte, outros artigos cirúrgicos (pinças, afastadores, fios de sutura, catéteres, drenos etc.)
3- CME- CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
É uma unidade destinada
...