O Oléo De Lorenzo
Artigos Científicos: O Oléo De Lorenzo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: redeforte • 6/6/2014 • 739 Palavras (3 Páginas) • 769 Visualizações
O Óleo de Lorenzo
A Importância da Fisioterapia para o Tratamento da Adrenoleucodistrofia
A adrenoleucodistrofia é uma doença genética rara ligada ao cromossomo X que atinge as glândulas adrenais, sistema nervoso e testículos. A doença atinge particularmente os homens e pode se manifestar em qualquer idade. Sua principal característica é a alteração da mielina, proteína presente na parte branca do sistema nervoso, que tem a função de isolamento das células nervosas do circuito elétrico do sistema nervoso, sendo assim quando há alteração na mielina, a condução deixa de ser feita corretamente e o sistema nervoso vai perdendo suas funções.
No filme “O Óleo de Lorenzo”, então, conta a história de Lorenzo, um menino que aos 6 anos de idade foi diagnosticado com essa doenças, a adrenoleucodistrofia, também conhecida como ALD. O filme relata a busca de informações, para a cura ou tratamento da doença, por parte dos pais de Lorenzo, que até então estavam por conta dos médicos que não sabiam explicar nada sobre a doença, pedindo assim para que Lorenzo fosse alvo de estudo para a equipe médica. Ao passar o tempo Lorenzo começou a apresentar os primeiros sintomas, como a dificuldade de locomoção, de falar e deglutição.
Sendo os sintomas da adrenoleucodistrofia a perda das funções da adrenal, das capacidades de falar e interagir, a necessidade de óculos devido ao estrabismo, a dificuldades para andar, a necessidade de alimentação por meio de sonda, convulsões e o estado aparente de coma.
Angustiados com a demora de resultados das tentativas médicas os pais de Lorenzo, Michaela Odone e Augusto Odone decidiram ir em busca de tratamento por si só. Eles queriam entender o porque que a dieta passada pelo nutricionista não obteve resposta, já que a doença, caracterizada por uma cadeia muito longa de gordura satura encontradas no sangue que chegando ao cérebro atingia o neurônio e destruía a mielina, continuava a progredir mesmo não contendo ingestão de ácidos graxos nessa tal dieta.
Então, após muita persistência, o casal acabou descobriram um óleo que misturava dois ácidos graxos insaturados, que pra eles era uma vitória, e começão a dar dosagens dessa mistura para Lorenzo o qual apresentou diminuição dos efeitos, não lhe trazendo a cura, mas impedindo o progresso dos níveis de C24 e C26. Após estudos intensivos por parte de Augusto, ele conseguiu entender como funcionavam os lipídios e as enzimas que eram prejudiciais a doença. Então a resposta veio com a descoberta do uso de ácido Erúcico em complemento dos dois ácidos graxos insaturados, anteriormente utilizados, esse óleo foi uma descoberta revolucionaria que fez com que Lorenzo obtivesse uma melhora significativa e não precisa-se mais de uma máquina de sucção.
Enquanto o problema da produção exacerbada dos ácidos graxos de cadeias longas foi controlado, o outro aspecto a ser desenvolvido pela doença foram as funções motoras de Lorenzo. Nesse aspecto a fisioterapia tem um papel de extrema importância na melhorada qualidade de vida de Lorenzo, uma vez que ela atua na manutenção da funcionalidade e auxilia no retardo da progressão da doença.
Nesse caso a fisioterapia fez o trabalho de auxilio na preservação da amplitude de movimento, no controle cervical e de tronco,
...