O Relatório Fisiologia EMG
Por: Marcio José Viana Pinheiro Júnior • 1/5/2019 • Relatório de pesquisa • 514 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
Relatório 1 - EMG Reflexo
Aluno: Turma: P3
Relatório feito comINTRODUÇÃO
Reflexo é um comportamento estereotipado, que depende de estímulo específico para acontecer. Estereotipado, pois a resposta do órgão efetor ocorre sempre da mesma forma a um estímulo adequado. Este estímulo age sobre um receptor sensorial, portanto é indispensável para que ocorra um reflexo. Um reflexo normal indica integridade das partes do sistema nervoso central envolvidas com ele.
O objetivo da aula é observar e compreender reflexos que ocorrem normalmente no ser humano, bem como registrar a diferença de voltagem no músculo através do eletromiograma (EMG).
MATERIAIS E MÉTODOS
- Dois estudantes, sendo um o paciente e o outro o experimentador;
-Sistema de processamento de sinais (MP36);
- Conjunto de eletrodos de superfície em 3 cores (vermelho - polo positivo; branco - polo negativo; preto – polo terra);
- Martelo de percussão;
- Agulha;
- EMG (estamos em dúvida).
- Percussão no ligamento patelar inferior, enquanto o paciente estava sentado com as pernas balançando livremente.
- Percussão no ligamento patelar inferior, enquanto o paciente estava sentado com as pernas balançando livremente e agarrando fortemente os próprios pulsos em direções opostas.
- Pressionar uma agulha na sola do pé do paciente.
- Aderir os eletrodos à superfície da coxa do paciente para realizar o EMG do reflexo patelar.
- Inclinação do paciente para frente e para trás a fim de observar os registros no EMG.
RESULTADOS
Ao ser aplicada uma percussão sobre o ligamento patelar inferior, observou-se extensão da articulação da perna. Com uma percussão mais intensa, houve uma extensão mais intensa da articulação. Quando foi aplicada a percussão enquanto a paciente agarrava os pulsos (manobra de Jendrassik), observou-se que a extensão da articulação ocorreu de forma mais acentuada e mais rápida. No reflexo de retirada, pressionou-se uma agulha na sola do pé da paciente, e apenas o pé flexionou.
Para observar o registro no EMG, foram realizados os mesmos procedimentos citados acima em relação ao reflexo patelar, porém com adição de eletrodos na superfície da coxa da paciente. Quando foi realizada percussão com a manobra, foi observada uma atividade elétrica mais intensa se comparada com a percussão sem manobra. Em outra etapa, a paciente inclinou-se para trás e para frente, e a atividade elétrica quando se inclinou para trás foi mais intensa, até mesmo quando foi realizada a percussão com manobra. Em outra etapa, a paciente inclinou-se para trás e para frente, e a atividade elétrica quando se inclinou para trás foi mais intensa, até mesmo quando foi realizada a percussão com manobra.
DISCUSSÃO
Observou-se uma demora para obtenção de resposta tanto no reflexo patelar quanto no de retirada, provavelmente porque a aplicação da percussão e o pressionamento da agulha não foram feitos na intensidade e local corretos. Também não se pode inferir que a manobra de Jendrassik resultou numa resposta mais intensa, pois a percussão pode ter sido feita em intensidades diferentes.
A extensão da articulação quando se aplica uma percussão no ligamento patelar inferior é consequência do estiramento do músculo quadríceps (estímulo do reflexo patelar) e a contração do mesmo. Ao inclinar o corpo para trás, a mesma resposta é obtida.
...