O Resumo Digestório
Por: Marochalbino • 15/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.788 Palavras (8 Páginas) • 323 Visualizações
SISTEMA DIGESTÓRIO
- Características gerais do trato digestivo
- Consiste em: Cavidade oral, esôfago, intestino delgado e grosso – e suas glândulas associadas – glândulas salivares, fígado e pâncreas.
-Função: obter, a partir dos alimentos ingeridos, as moléculas necessárias para a manutenção, o crescimento e as demais necessidades energéticas do organismo.
- Moléculas grande (proteínas, lipídios, carboidratos complexos e ácidos nucléicos) são quebradas em moléculas menores, que são absorvidas através do revestimento do trato digestivo, principalmente no intestino delgado.
- Água, minerais e vitaminas também são absorvidas a partir do alimento ingerido
- A camada mais interna do trato constitui uma barreira protetora entre o conteúdo luminal e o meio interno do organismo
- Organização histológica
- Trato digestivo – tubo oco composto por uma luz, ou lúmen, cujo diâmetro é variável circundado por uma parede formado por Quatro camadas que se modificam ao longo do tubo digestivo: (1) mucosa, (2) submucosa, (3) muscular e (4) serosa.
- Mucosa: composta por (3):
A)revestimento epitelial;
B) lâmina própria (TC frouxo, rico em vv sanguíneos e linfáticos e células musculares lisas, glândulas, tecido linfoide, Rica em macrófago e células linfoides secretoras de IgA, secretados para o lúmem junto a uma proteína- SIgA). Proteção importante pois todo o trato com exceção do canal anal, cavidade oral e esôfago são revestidos por epitélio simples.
C) Muscular da mucosa – separa a mucosa da submucosa. Consiste em duas subcamadas delgadas de células musculares lisas (circular interna e longitudinal externa). É frequentemente chamada membrana mucosa.
Funções do epitélio da mucosa: prover barreira seletivamente permeável entre o conteúdo do lúmen e os tecidos do organismo, facilita o transporte e a digestão do alimento, promover a absorção dos produtos da digestão, produzir hormônios que regulem a atividade do sistema digestório, algumas células nesta camada produzem muco para lubrificação e proteção.
2)Submucosa: TC com muitos vv sanguíneos e linfáticos e um plexo nervoso submucoso (plexo de Meissner), glândulas e tecido linfoide.
3) Muscular: células musculares lisas em espiral organizadas em duas subcamadas(uma interna- próxima ao lúmem, orientação circular, e outra externa-marjoritariamente longitudinal) entre as duas subcamadas observa-se o plexo nervoso mioentérico( plexo de Auerbach) e tecido conjuntivo contendo vvsg e linfáticos. A contração geradas e coordenadas pelos plexos nervosos (SNA) impulsionam e misturam alimento.
4) Serosa: camada delgada de TC frouxo revestida por um epitélio pavimentoso simples, o mesotélio. Na cavidade abdominal, a serosa que reveste os órgãos é denominado peritônio visceral que está em continuidade com o mesentério (membrana delgada revestida de mesotélio dos dois lados), que suporta os intestinos, e com o peritônio parietal(serosa que reveste a parede da cavidade abdominal).
Adventícia espessa – tecido conjuntivo e tecido adiposo contendo vasos e nervos, sem mesotélio, ocorre em locais em que o órgão digestivo está unido e outros órgãos e estruturas, substituindo a serosa.
→ CAVIDADE ORAL:
Epitélio pavimentoso estratificado, queratinizado ou não queratinizado
Queratinizado: lâmina própria nessa região contém várias papilas e repousa diretamente sobre o periósteo.
Não queratinizado: lâmina própria tem papilas similares às observadas na derme e é contínua com a submucosa, que contém glândulas salivares menores distribuídas difusamente. Reveste o palato mole, lábios,bochechas e o assoalho da boca.
- Lábios: transição do epitélio oral não queratinizado para o queratinizado da pelo. Pregas camosas em torno da abertura da boca, recobertos de epitélio pavimentoso estratificado queratinizado externamente e de túnica musoca (não queratinizada), internamente
- Lábios e bochechas: auxiliam na mastigações, a manter o alimento entre os dentes superiores e inferiores. Auxiliam também na fala.
- Palato duro (ósseo): maxilas e ossos palatinos
- Palato mole: muscular (estriado esquelético), numerosas glândulas e nódulos linfoides na submucosa, abre-se para a parte oral da faringe.
- Úvula palatina: pendurada no palato mole, durante a deglutição, move-se para cima com o palato mole, impedindo que alimentos e líquidos entrem na cavidade nasal.
- Língua: forma parte do assoalho da cavidade oral, composta de músculos estriados esqueléticos recobertos por túnica mucosa, movimentam o alimento para a mastigação, moinham o alimento em uma massa arredondada, forçam o alimento para a deglutição. Frênulo da língua – prega de túnica mucosa – limita o movimento da língua. Papilas linguais – projeções que recobrem o dorso e a margem da língua.
Superfície ventral – lisa. Superfície dorsal – irregular, recoberta anteriormente por uma grande quantidade de eminências pequenas denominadas papilas. Terço posterior dorsal é separado dos dois terços anteriores por uma região em forma de V. Posteriormente a essa região – dois tipos de agregados linfoides: pequenos grupos de nódulos e tonsilas linguais, nas quais os nódulos linfoides se agregam ao redor de invaginações da camada mucosa denominada criptas.
- Papilas linguais: são elevações do epitélio oral e lâmina própria presentes na superfície da língua que assumem formas e funções diferentes: Papilas filiformes, papilas fungiformes, papilas foliadas, papilas circunvaladas.
- Papilas filiformes: cônicas e alongadas são as mais frequentes, cobrem toda a superfície da língua e não tem botões gustativos. Função mecânica de fricção. Epitélio queratinizado.
- Papilas fungiforme – tem a base estreita e uma parte apical amis dilatada a lisa (forma de cogumelo), apresenta botões gustativos. Estão entre as papilas filiformes.
- Papilas foliadas – são pouco desenvolvidas em humanos (macacos e coelhos). Duas ou mais rugas paralelas separadas por sulcos na superfície dorsolateral da língua. Muitos botões gustativos
...