O Setes Saberes
Trabalho Escolar: O Setes Saberes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jefersonfontes • 14/2/2015 • 516 Palavras (3 Páginas) • 846 Visualizações
REFERENCIA
• Morin, Edgar - Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro/. 12º. Ed. – São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.
CAPÍTULO I: AS CEGUEIRAS DO CONHECIMENTO: ERRO E A ILUSÃO
Todo conhecimento comporta o risco do erro e da ilusão. Erro e ilusão parasitam a mente humana desde o aparecimento do Homo sapiens. Marx e Engels enunciaram justamente em a ideologia alemã que os homens sempre elaboraram falsas concepções de si próprios, do que devem fazer do mundo onde vivem. Mas nem Marx nem Engels escaparam destes erros.
CAPÍTULO II: OS PRINCÍPIOS DO CONHECIMENTO PERTINENTE
O conhecimento dos problemas – chave, das informações – chave relativas ao mundo, por mais aleatório e difícil que seja, deve ser tentado sob pena de imperfeição cognitiva, mais ainda quando o contexto atual de qualquer conhecimento politico, econômico, antropológico. É o próprio mundo.
CAPÍTULO III: ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA
A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. Estes devem reconhecer-se em sua humanidade comum e ao mesmo tempo reconhecer a diversidade cultural inerente a tudo que é humano.
CAPITULO IV: ENSINAR A IDENTIDADE TERRENA
É a complexidade (a cadeia produtiva/ destrutiva das ações mútuas das partes sobre o todo e o todo sobre as partes) que apresenta problemas. O planeta não é um sistema global, mas um turbilhão em movimento, desprovido de evento organizador.
CAPÍTULO V: Ainda não incorporamos a mensagem de Eurípedes, que é a de estarmos prontos para o inesperado. O fim do século XX foi propício, entretanto, para compreender a incerteza irremediável da historia humana.
CAPÍTULO VI: ENSINAR A COMPREENSÃO
A situação é paradoxal sobre a nossa terra. As interpendências multiplicaram-se. A consciência de ser solidários com a vida e a morte, de agora em diante, une os humanos uns aos outros. A comunicação triunfa o planeta, o atravessado por redes, fax, telefones celulares, modems, internet. Entretanto, a incompreensão permanece geral.
CAPÍTULO VII: A ÉTICA DO GÊNERO HUMANO
A antropo – ético compreende, assim, a esperança na completude da humanidade, como consciência e cidadania planetária. Compreende, por conseguinte, como toda ética. Ela é consciência individual além da individualidade.
PARECER CRITICO
A minha conclusão a respeito sobre o livro os sete saberes e que fala a respeito há sete saberes fundamentais que a educação do futuro deveria tratar em toda cultura, sem exclusividade nem rejeição, segundo modelos e regras próprias a cada sociedade e cada cultura.
Abre-se um indescritível, no qual intervêm opções filosóficas e crenças religiosas através que de culturas civilizações. E necessário introduzir e desenvolver na educação e o estudo das características cerebrais, mentais, culturais dos conhecimentos humanos, de seus processos e modalidades, das disposições tanto psíquicas quanto culturas que o conduzem ao erro à ilusão.
A compreensão mútua entre os seres humanos que próximos, que
...