O Uso indevido, o Abuso e a dependência
Por: Leidirodrigues • 13/6/2018 • Trabalho acadêmico • 826 Palavras (4 Páginas) • 330 Visualizações
ADICÇÃO: adicção costuma referir-se ao comportamento compulsivo de uso (e procura) da droga que interfere com as atividades normais e leva o dependente a continuar usando a droga apesar das consequências cada vez piores.
Abuso: o etanol e a cocaína, que não costumam ser prescritos, são considerados drogas de abuso.
Uso indevido: O uso de morfina ou de um benzodiazepínico para outros fins que não sua indicação terapêutica, ou em dose maior ou mais frequente do que a indicada, constitui uso indevido da substância.
PERGUNTAR:
- Nicotina é droga de abuso ou de uso indevido? E se utilizarmos as gomas de mascar e adesivos para combater os efeitos de abstinência de outra forma?
- Maconha? Antiemético para pacientes submetidos à quimioterapia do câncer.
TOLERÂNCIA: Diminuição do efeito de uma droga com o uso contínuo. A primeira administração de uma droga produz uma curva de dose resposta característica; após administração repetida da mesma droga, porém, a curva de dose resposta desvia-se para a direita, pois são necessárias doses maiores para produzir a mesma resposta.
SENSIBILIZAÇÃO: (OU TOLERÂNCIA INVERSA) a administração repetida de uma droga provoca um maior efeito de determinada dose ou há necessidade de uma dose menor para obter o mesmo efeito.
Pode haver tolerância e sensibilização simultâneas a uma droga.
DEPENDÊNCIA FÍSICA: (OU FISIOLÓGICA) sinais e sintomas físicos adversos provocados pela abstinência de uma droga.
A dependência física é provocada por muitos mecanismos iguais aos que causam tolerância.
Por exemplo, a interrupção abrupta do uso de um analgésico opióide causa hipersensibilidade a estímulos dolorosos (além de outros sintomas), ao passo que a interrupção abrupta do uso de um sedativo/hipnótico barbitúrico provoca insônia, ansiedade e agitação (entre outros sintomas).
DEPENDÊNCIA PSICOLÓGICA: é um fenômeno mais complexo que pode ocorrer mesmo com drogas que não causam tolerância e dependência física. A dependência psicológica ocorre sempre que uma droga afeta o sistema de recompensa encefálico.
As sensações agradáveis produzidas causam o desejo de continuar usando a droga. Quando o uso da droga é interrompido, as adaptações ocorridas no sistema de recompensa encefálico manifestam-se como disforia e fissura pela droga.
Assim, tanto a dependência física quanto a dependência psicológica são causadas por alterações nos processos de homeostase, mas esses processos ocorrem em regiões diferentes do encéfalo.
ADICÇÃO X TOLERÂNCIA X DEPENDÊNCIA
A adicção pode coexistir com a tolerância e a dependência, mas a presença desta última não significa necessariamente adicção. Por exemplo, um paciente tratado com opióide para alívio de dor crônica provavelmente desenvolverá tolerância à droga e necessitará de doses maiores com o tempo. No entanto, isso não significa necessariamente adicção ao opióide e provavelmente será possível reduzir a dose aos poucos e, por fim, eliminar o analgésico quando cessar a dor. Nesse caso, o paciente é considerado tolerante e dependente do opióide, mas não adicto. A tolerância e a dependência são adaptações fisiológicas normais ao uso contínuo de uma droga, ao passo que a adicção representa um estado de má adaptação.
...