O sistema nervoso somático
Projeto de pesquisa: O sistema nervoso somático. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: caliete • 12/9/2014 • Projeto de pesquisa • 762 Palavras (4 Páginas) • 413 Visualizações
ACULDADE DE TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR PROFISSIONAL
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA HUMANA
PROFESSOR: AFIF RIETH NERY AGUIAR
REFLEXOS
CALIETE PEREIRA DE SOUSA
JULIANA DA SILVA MOURA
RAIMUNDA DA CUNHA ARAÚJO
TERESINA
2014
1. INTRODUÇÃO
O sistema nervoso somático é um sistema motor voluntário, que está sob controle consciente. Cada uma de suas vias consiste em um só neurônio, cujo corpo celular fica situado no sistema nervoso central e cujo axônio faz sinapse diretamente co o órgão efetor, que é o músculo esquelético. (GUYTON; HALL, 2006).
Nesse contexto o objetivo da aula prática é experimentar várias sensações somestésicas para compreender os mecanismos sensoriais de detecção, sensação e percepção.
2. OBJETIVOS
Conceituar os reflexos do ser humano, demonstrando reflexos que envolvem diferentes níveis espinhais, comprovando o trajeto do impulso por uma seqüência de estruturas e com isso avaliar a integridade morfofuncional das vias aferentes e eferentes do centro de integração do neuroeixo, discutindo a importância clínica dos reflexos, assim como suas modificações em caso de lesão neuronal.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
3.1 MATERIAIS
Quantidade Descrição dos matérias
01 Lanterna
01 Martelo neurológico para avaliação
01 Maca
01 Tesoura com ponta
01 Voluntário para a prática (experimentado)
3.2 MÉTODOS
1. Reflexo tricipital: O voluntário deverá estar com o braço em posição de cabide (braço relaxado em posição de 90º de flexão de cotovelo com o antebraço voltado para baixo). Assim, quem deve estar segurando o peso do braço pendido do voluntário é o professor. Com o martelo neurológico, percute-se o tendão do músculo tríceps braquial, cerca de 5 cm acima do cotovelo. Verificar diferenças entre a intensidade do estimulo. Foi observado um estimulo do reflexo tricipital considerado normal.
2. Reflexo cutâneo-abdominal: O voluntário deve está posicionado em decúbito dorsal, deitado sobre a maca ou bancada, com os braços ao longo do corpo, estando o voluntário bem relaxo e com o abdômen a mostra. Passa-se suavemente a ponta da tesoura transversalmente, em um dos lados do abdômen. O estimulo pode ser nos quadro quadrantes abdominais sendo que acima da cicatriz umbilical são avaliados os níveis de T6 a T9 e abaixo, T11 a L1.
3. Reflexo Patelar: Sentar o voluntário em uma bancada ou maca, de modo que a perna, do joelho para baixo, fique pendente e livre. O individuo pode cruzar uma perna sobre a outra ou não. O peso da perna colocará o músculo quadríceps femoral sobre a tensão, percutirá o ligamento patelar (logo a baixo do joelho) com o auxilio do martelo neurológico. Este procedimento será realizado com as pernas dispostas em três graus de reflexão: em ângulo próximo de 90º, em ângulo maior que 90º e em ângulo menor que 90º. Por ultimo, pesquisar-se-á o reflexo com a pessoa agarrando fortemente os punhos puxando-os em sentidos opostos ( manobra de jendrassik).
4. Reflexo braquial: Sentar o voluntário em uma cadeira, relaxado, com o membro superior em semiflexão de cotovelo, com antebraço em supinação apoiado sobre o antebraço do professor, o professor colocar seu polegar sobre o tendão distal dos músculos bíceps braquial, e então, percute com o martelo sobre o seu polegar.
...