OSTEOLOGIA – GENEREALIDADES
Por: Alex Lima • 2/7/2018 • Resenha • 790 Palavras (4 Páginas) • 296 Visualizações
OSTEOLOGIA – GENEREALIDADES
Alex de Barros Lima-144
CONCEITUANDO:
- OSSOS
São órgãos, assim como alavancas biológicas, coloração branca, resistentes e constituem o esqueleto, quando associados às cartilagens.
- CARTILAGEM
É uma forma elástica de tecido conectivo semi-rígido – forma partes do esqueleto nas quais ocorre movimento. A cartilagem não possui suprimento sanguíneo próprio; consequentemente, suas células obtêm oxigênio e nutrientes por difusão de longo alcance.
FUNCIONALIDADES DOS OSSOS:
- Sustentação/ Suporte de Cargas: Geralmente situados em partes moles do corpo, servindo de suspenção e sustentação de outros sistemas.
- Proteção: Alguns ossos podem formar cavidades para alojar e proteger órgãos contra violências exteriores. EX: Cavidade craniana, torácica e pélvica.
- Fixação muscular/Alavancas: Alguns ossos funcionam como alavancas movidas pelos músculos fixados.
- Produção de células sanguíneas : A medula óssea é a responsável, no final da vida intra-uterina e na infância, pela formação dos elementos figurados do sangue.
- Homeostase mineral: Os ossos também funcionam com reservatórios de íons. EX: Ca2+, (PO3)2+, Mg2+.
ESTRUTURAS DOS OSSOS:
- Medula óssea: Contribui, juntamente com outros órgãos determinados, para a formação do elemento figurado do sangue, podendo ser dividida em Medula Óssea Rubra e Medula Óssea Flava.
Medula óssea rubra (vermelha): ocupa todas as cavidades dos ossos do feto; no adulto é encontrada no interior das aureolas de certos ossos de estrutura esponjosa. Ex: Esterno, costelas e epífises de certos ossos longos.
Medula óssea flava (amarela): quase todas as cavidades de ossos dos adultos são ocupadas por ela, principalmente o canal medular dos ossos longos. Obs: As células da MOA não possuem a capacidade de produção de elementos figurados do sangue, pois os órgãos determinados para essa função já estão formados, nos adultos.
- Substância óssea: compacta e esponjosa.
Substância Compacta: formada por laminas (trabéculas) intimamente ligadas, sem cavidades intermediárias.
Substância Esponjosa: formação de poros onde se localiza a medula óssea amarela.
- Periósteo: membrana fibrosa que reveste o osso, sua espessura é proporcional as dimensões dos ossos; possui uma camada externa, de natureza fibrosa e resistente na qual os tendões e ligamentos se fixam, e outra interna, profunda e de natureza celular que repousa diretamente na superfície óssea, as células dessa camada se transformam em células ósseas e são responsáveis pelo crescimento em espessura dos ossos.
- Endósteo: é uma camada fina de tecido conjuntivo que reveste a superfície do tecido ósseo revestindo a cavidade medular dos ossos longos.
- Vascularização e inervação dos ossos:
[pic 1]
- Forames nutrícios: responsáveis pela nutrição dos ossos;
São divididos em:
Forame de primeira ordem: encontrados nas diafases dos ossos longos e faces dos ossos planos;
Forame de segunda ordem: encontrados nas epífises dos ossos longos, margem dos ossos planos e nas areas não articulares dos ossos curtos;
Forame de segunda ordem: está presente nas demais áreas não articulares.
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS:
De acordo com a dimensão, comprimento e largura os ossos podem ser classificados em longos, largos, curtos e irregulares.
- Ossos longos: tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades, os ossos longos tem suas diáfises (corpo) formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises (extremidades). São encontrados nos membros.
[pic 2]
- Ossos curtos: são parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras, eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto. Ex: ossos do carpo.
[pic 3]
- Ossos largos (planos): são ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto (a tabua), com camada de osso esponjoso (díploe) entre elas. Os ossos planos garantem considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos. Ex: Frontal e parietais.
[pic 4]
- Ossos irregulares: sua forma não permite inclui-los nos anteriormente citados. Ex: vertebras.
[pic 5]
...