Obesidade Infantil
Monografias: Obesidade Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhana • 21/5/2013 • 404 Palavras (2 Páginas) • 1.051 Visualizações
A definição mais dominante para a obesidade é a acumulação de gordura para além da necessária ao equilíbrio funcional e morfológico do organismo saudável ou, por outras palavras, a hipertrofia patológica do tecido adiposo. É uma doença de consequências graves que se instalam em múltiplos órgãos. Excesso de gordura corpórea na infância é causa de diabetes, hipertensão, elevação de colesterol, tendência à coagulação acelerada do sangue, alterações na parede interna dos vasos e maior produção de insulina.
A obesidade é, hoje, uma doença com grande prevalência nos países onde constitui já uma verdadeira epidemia e um importante problema de saúde pública, dado que se associa a um aumento da mortalidade. Este aumento toma proporções mais acentuadas quando a população afetada são as crianças e adolescentes, sendo que podem estar relacionados com fatores hereditários, maus hábitos alimentares e sedentarismo. Uma alimentação mais saudável e a pratica de atividades físicas podem ser favorecidas através de pequenas mudanças nos hábitos das crianças e pela influência dos pais. Fugir da TV e dos computadores e adotar brincadeiras que requerem a movimentação são um habito saudável que pode ser estimulado pelos pais.
A falta de atividade física da criança nos dias de hoje é considerada pelos especialistas uma das principais causas de obesidade. O número de horas que a criança passa diante da TV, entretida com programas infantis ou videogames, está diretamente ligado ao aumento de peso, concluindo assim, o fato de que a TV aumenta o risco de obesidade não só por desviar a criança das atividades físicas, mas por induzir à ingestão de alimentos altamente calóricos como, doces, balas, chocolates, refrigerantes, biscoitos e outros alimentos de conteúdo energético alto.
A obesidade infantil atinge proporções dramáticas e à medida que o numero de crianças obesas vai crescendo, verificamos que estamos perante uma doença epidêmica de contornos difíceis de controlar.
Este problema é agravado pelo fato de a obesidade, quando surge na infância, geralmente persiste na fase adulta, dado que é durante os períodos críticos de desenvolvimento do tecido adiposo que se registra um aumento do número de adipócitos. Por esta razão, é fundamental que a prevenção da obesidade comece durante a infância, de modo a evitar a proliferação das células gordas.
A prevenção à obesidade é de extrema importância para o desenvolvimento da criança. Chegar à vida adulta com excesso de gordura no corpo, além de aumentar o risco de varias doenças, dá inicio a uma batalha sem fim contra a balança.
...