TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sons Cardíacos

Por:   •  13/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 8

Mariana Correia Bento Mourão nº49963

Sons cardíacos

Relatório

Resumo

O presente trabalho consistiu em demonstrar experimentalmente a relação temporal e fisiológica entre os eventos mecânicos e elétricos do ciclo cardíaco.

Para tal, teve-se por base o registo e análise dos sinais monitorizados pelo FCG e ECG enquanto o cobaia era submetido a diferentes situações fisiológicas, e a partir dos quais se inferiu que à medida que o BPM aumenta os respetivos intervalos de tempo diminuem para diferentes parâmetros do ciclo e sons cardíacos, aumentando também a amplitude destes últimos, comprovando-se a  precedência dos eventos elétricos relativamente aos respetivos sons.

Introdução

Numa primeira abordagem teórica ao sistema cardiorrespiratório, é frequentemente elucidada a anatomia e fisiologia do coração, responsável pela propulsão de sangue na circulação sanguínea sistémica e pulmonar. Anatomicamente, o coração encontra-se dividido por um septo que diferencia uma parte direita doutra esquerda, e em cada qual se delimitam 2 câmaras cardíacas(ventrículo e aurícula) separadas pela presença de válvulas auriculoventriculares(AV) (lado direito -  tricúspide;  lado esquerdo - mitral). Para além destas, existem também as válvulas semilunares, que se encontram localizadas entre o ventrículo e a artéria do respetivo lado do coração(pulmonar  - lado direito; aórtica - lado esquerdo). Resultante desta divisão, é conseguida uma separação eficaz do sangue venoso do arterial, que assume um percurso unidirecional.

Em termos de descrição dos fenómenos ocorrentes no ciclo cardíaco, o que estabelece o inicio de um primeiro batimento cardíaco é o nódulo sinoauricular(SA), que atua como um pacemaker do coração, pelo facto de produzir ritmicamente potenciais de ação que se propagam ao longo das aurículas, com a sua consequente despolarização e contração(onda P- sístole auricular). Com isto, a pressão nas aurículas excede a dos ventrículos e a válvula AV respetiva abre e permite a passagem de sangue para o ventrículo. Seguidamente, e após a sístole auricular terminar e começo da diástole auricular, a propagação do potencial de ação chega ao nódulo auriculoventricular, causando a despolarização e contração ventricular(complexo QRS - sístole ventricular), que conduz a que a pressão nestes supere a das aurículas e as válvulas AV fechem. Como resultado do aumento da pressão nos ventrículos face à das artérias respetivas, as válvulas semilunares abrem e o sangue é ejetado em direção às artérias aorta e pulmonar(onda T - diástole ventricular), que coincide com a fase de repolarização ventricular. Novamente, quando a pressão nas artérias supera a dos ventrículos, as válvulas semilunares fecham para impedir o retrocesso de sangue.[1]

Decorrente desta abertura e encerramento condicionado das válvulas, consoante a diferença de pressão através das mesmas, são produzidos quatro sons cardíacos característicos que decorrem dos fenómenos elétricos que os originam. Os dois primeiros sons(S1 e S2) têm maior amplitude e frequência, ocorrendo respetivamente aquando do inicio da sístole(fecho das válvulas AV) e diástole ventriculares(fecho das válvulas semilunares). Os restantes dois(S3 e S4) têm frequência e amplitude mais reduzidas, ocorrendo respetivamente na fase final da sístole auricular em que ocorre enchimento ventricular rápido após a abertura das válvulas AV, e durante a sístole auricular com turbulência associada à passagem de sangue das aurículas para os ventrículos.  [pic 3][pic 4]

[pic 5]

Com o intuito de examinar estes mesmos sons, utiliza-se um estetoscópio, que  tanto permite uma análise qualitativa por auscultação direta como quantitativa(FCG). Para cada uma destas é necessário pressionar com determinada intensidade o diafragma ou a campânula em certos focos auscultatórios, cada qual mais direcionado para ouvir certos eventos mecânicos [3]. Adicionalmente aos 4 sons mencionados, também podem ser auscultados outros relativos a deficiências nos orifícios valvulares ou septos ventriculares e auriculares, e aos quais é devida uma maior turbulência associada aos sons cardíacos. Tais sons atípicos são designados murmúrios, diferenciando-se os sistólicos(sístole ventricular) dos diastólicos(diástole ventricular). [pic 6]

DESCRIÇÃO DO MATERIAL E DOS MÉTODOS

Primeiramente, reuniu-se e certificaram-se os materiais que eram necessários, sendo eles:

  • Computador com o software BIOPAC Student Lab;
  • Unidade de aquisição de dados BIOPAC MP35/30;
  • Cabos de ligação a elétrodos BIOPAC(SS2L);  
  • 3 elétrodos BIOPAC(EL503);
  • Estetoscópio eletrónico BIOPAC(SS30L);

Quanto à realização da experiência, a metodologia aplicada foi realizada como descrita na lição 17 do manual de estudante de laboratório do Biopac, sendo que o sujeito submetido aos testes fisiológicos realizados era do sexo feminino, tinha 19 anos, pesava 50 kg e media 1,71 metros.

REGISTO DOS RESULTADOS

As diferentes fases do registo foram divididas em segmentos. No segmento 1, manipulou-se o estetoscópio e posicionou-se o diafragma nos quatro focos auscultatórios da cobaia sentada em repouso, descrevendo-se a ordem decrecente da intensidade, tom e duração dos sons ouvidos.

Intensidade

Tom Grave

 Duração

mitral

pulmonar

pulmonar

tricúspide

aórtico

aórtico

aórtico

mitral

mitral

pulmonar

tricúspide

tricúspide

[pic 7]

Para os restantes segmentos, avaliou-se qual o melhor local que permitia o registo otimizado do FCG(foco mitral), apresentando-se de seguida os gráficos representativos de cada segmento.

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

Assim, e através dos gráficos apresentados, foram registados os valores de certos parâmetros na tabela 2 abaixo, recorrendo ao beam para selecionar a região do gráfico desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (513.2 Kb)   docx (221 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com