PLANTO DE CANA
Trabalho Escolar: PLANTO DE CANA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: n123 • 24/6/2013 • 904 Palavras (4 Páginas) • 820 Visualizações
Plantio da cana-de-açúcar
O plantio compreende, basicamente, três etapas principais:
• corte de mudas;
• distribuição no sulco;
• corte dos colmos em pedaços menores, dentro do sulco;
• cobertura.
Porém, antes de realizar a distribuição das mudas nos talhões, muitas variáveis devem ser levadas em consideração, como:
- Amostragem do solo para fins de fertilidade
Assim que terminar a sistematização do terreno, usina deve coletar amostra de solo em cada talhão para análise com vistas às operações de correção do solo e adubação.
Escolha da cultivar e formação de mudas sadias
A usina de escolha mudas que se adaptam as características do local onde sua propriedade está estabelecida, com o objetivo de melhorar o aproveitamento dos recursos naturais e, consequentemente, aumentar a produtividade.
Épocas de plantio
A escolha adequada da época de plantio é fundamental para o bom desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar, que necessita de condições climáticas ideais para se desenvolver e acumular açúcar.
Sistema de ano-e-meio (cana de 18 meses)
A cana-de-açúcar é plantada entre os meses de janeiro e março, este período é considerado ideal para o plantio da cana-de-açúcar, pois apresenta boas condições de temperatura e umidade, garantindo o desenvolvimento das gemas. Essa condição possibilita a brotação rápida, reduzindo a incidência de doenças nos toletes.
Sistema de ano (cana de 12 meses)
Em algumas regiões, a cana-de-açúcar pode ser plantada no período de outubro a novembro. Esse sistema de plantio precisa ser utilizado de forma restrita, pois apresenta as seguintes vantagens e desvantagens
Vantagens
• Quando se tem grandes áreas para plantio, uma segunda época de plantio facilita o gerenciamento e otimiza a utilização de máquinas e de mão-de-obra, que ficam subdivididas entre o período de plantio de cana de ano-e-meio e cana de ano.
Desvantagens
• menor produtividade que a cana de 18 meses, uma vez que a cana de ano tem apenas sete ou oito meses de crescimento efetivo (um verão);
• o preparo do solo para o plantio da cana de ano pode ser dificultado, uma vez que há pouco tempo para o preparo, incorporação do calcário e de outros corretivos etc. Logo após a colheita anterior é necessário arrancar as soqueiras para um novo plantio. Com o início da estação chuvosa, ocorrem poucos dias úteis para operações agrícolas e, se a área de plantio for muito grande, é necessária elevada quantidade de mão-de-obra nesse período;
• em algumas situações e para variedades floríferas, a utilização de inibidores de florescimento pode ser necessária.
Espaçamento e profundidade
Escolher um espaçamento adequado é de fundamental importância, já que possibilita a otimização de atividades como o uso intensivo de máquinas e colheita.
O espaçamento adequado contribui para o aumento da produção, pois interfere favoravelmente na disponibilização de recursos como luz, água e temperatura – variáveis consideradas determinantes para que haja aumento de produção. O espaçamento do plantio deve variar de acordo com a fertilidade do terreno e as características da variedade recomendada. No caso da cana-de-açúcar, o espaçamento entre sulcos pode variar de um metro a 1,8 metro, com as seguintes recomendações:
• a profundidade do sulco deve variar entre 20 e 30 centímetros;
Quantidade necessária de mudas
Deve se analisar a contidade de toletes distribuída por hectare. É necessária a distribuição de ao menos 12 gemas por metro de sulco.
Operação de plantio
Uma vez seguidas todas as recomendações de preparo da área que irá receber as mudas, deve-se fazer o plantio. Como a cana-de-açúcar é uma cultura semi-perene, o plantio é a ocasião
...