Parasitologia 2
Pesquisas Acadêmicas: Parasitologia 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: boiadeiro94 • 4/9/2014 • 4.672 Palavras (19 Páginas) • 273 Visualizações
Faculdade anhanguera de Anápolis
Curso: Medicina Veterinária
5º PERIODO “A”
Professor: Juliana Dias
ACADEMICOS:
Rennan Lopes da cunha: 4251833881
26 DE JUNHO DE 2014
FACULDADE ANHANGUERA DE ANAPOLIS
Trabalho Acadêmico, desenvolvida como parte da disciplina de parasitologia geral, ministrada no curso de Medicina Veterinária turma “A”, da Faculdade Anhanguera de Anápolis.
26DE JUNHO DE 2014
INTRODUÇÃO
Os carrapatos são artrópodes ectoparasitas (parasitas externos), ou seja, vivem na superfície do corpo de um hospedeiro (animais domésticos, animais silvestres e o homem) e são também hematófagos, ou seja, se alimentam do sangue de seus hospedeiros. Sendo assim, possuem uma grande importância como vetores de agentes patogênicos, como protozoários, bactérias e vírus, entre outros. O seu formato vai depende se o parasita está ingurgitado (cheio de sangue) ou não. Quando está neste estado, ele apresenta-se em um formato quase oval, enquanto que antes de sugar o sangue do seu hospedeiro, ou quando sugou pouco sangue ainda, o corpo do animal apresenta-se plano.
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Chelicerata
Classe: Arachnida
Subclasse: Acarina
Superordem: Parasitiformes
Ordem: Ixodida
Superfamília: Ixodoidea
Família: Ixodidae e Argasidae
Apesar da classe Arachnida incluir aranhas, escorpiões, escorpiões vinagre e outros de interesse esporádico para os veterinários, a exposição a seguir se restringirá aos carrapatos e aos ácaros. Os estágios larvares de ambos, carrapatos e ácaros, normalmente possuem três pares de patas e as ninfas e adultos possuem quatro pares. A cabeça, tórax e abdome são fundidos e as antenas e mandíbulas são ausentes. As peças bucais (palpos, quilíceras e hipostômio).
Subordem Metastigmata, Carrapatos
Todos os carrapatos são parasitas hematófagos. O hipostômio é guarnecido com dentes projetados para trás e as quelíceras são guarnecidas com dentículos móveis. Os estigmas laterais situam-se em posição caudodorsal às quartas coxas e não possuem os peritremas sinuosos característicos da subordem Mesostigmata.
A maior importância dos carrapatos é devida ao grande número e variedade de doenças microbianas que transmitem entre os animais domésticos. Essas doenças estão relacionadas adiante na discussão sobre os gêneros diretamente incriminados como vetares. Outras lesões infligi das pelos carrapatos incluem a toxicose, a ferida pela picada, a irritação e a perda sanguínea. Existem duas principais famílias de carrapatos, Argasidae, ou carrapatos moles, e Ixodidae, ou carrapatos duros. Além da morfologia acentuadamente diferente, esses carrapatos diferem grandemente em seus hábitos. A família Argasidae é composta por espécies que vivem em ninhos ou tocas, onde se alimentam de forma furtiva e rápida nos hospedeiros que habitam esses locais.
Os carrapatos ixodídeos passam a maior parte de suas vidas no pasto, em áreas sombreadas, onde aguardam a passagem dos hospedeiros. Esses carrapatos ixodídeos então se fixam e permanecem fixados aos seus hospedeiros por até vários dias antes de se soltarem e cair ao solo.
Família Argasidae
A família Argasidae, ou carrapatos moles, é pequena, com 140 espécies pertencentes a quatro gêneros, Argas, Ornithodoros, Otobiuse Antricola. As espécies de Antricolasão parasitas exclusivamente de morcegos e não serão consideradas aqui. Os argasídeos vivem em ninhos, tocas, construções e abrigos de seus hospedeiros e estão distribuídos principalmente nas regiões áridas ou em habitats mais secos nas regiões úmidas. Os estágios evolutivos incluem ovo (posto em vários lotes de centenas), larva, dois ou mais estágios de ninfa e adultos, macho e fêmea. Diferentemente das ninfas e adultos de ixodídeos, que necessitam de vários dias para completar o ingurgitamento e alimentam-se apenas uma vez durante cada estágio, as ninfas e adultos de argasídeos alimentam-se até a repleção em seus hospedeiros adormecidos, em minutos ou horas, e o fazem repetidamente. As fêmeas depositam um grupo de ovos após cada repasto sanguíneo. As larvas dos argasídeos, por outro lado, alimentam-se por vários dias e as ninfas de Otobiuspodem permanecer no canal auricular externo dos bovinos por várias semanas.
Argas
Identificação
Argasspp. são carrapatos com 5 a 10 mm, achatados, ovóides de coloração amarela a vermelho acastanhada de tegumento coriáceo, mamilado e enrugado nas superfícies dorsal e ventral; as superfícies dorsal e ventral se fundem numa margem lateral nítida. As peças bucais situam-se na superfície ventral e, portanto, ficam escondidas quando o
carrapato é observado de cima. Argasé raramente encontrado no hospedeiro; para encontrar este parasita, é necessário procurar nas fendas e gretas dos galinheiros.
Nos Estados Unidos, este carrapato está distribuído ao longo do Golfo do México e da fronteira com o México.
Ciclo Evolutivo
As fêmeas de Argasdepositam seus ovos em lotes de 25 a 100 nas fendas que funcionam como esconderijos durante o dia. Vários lotes são postos, cada um deles precedido por um repasto sanguíneo de 45 minutos ou menos. A larva com seis patas eclode em uma a quatro semanas, fixase no hospedeiro e se alimenta
...