TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Petroleo Pre Sal

Ensaios: Petroleo Pre Sal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  3.878 Palavras (16 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 16

A Origem do Petróleo

É chamado de petróleo o líquido oleoso de origem fóssil, formado ao longo de milhões de anos no subsolo, em profundidades variáveis, com acumulações tanto a poucos metros da superfície terrestre quanto a mais de três mil metros de profundidade, em meio a um terreno de rochas sedimentares. Sua cor varia segundo a origem, oscilando do negro ao âmbar e é muito rico em hidrocarbonetos (HC). De fato, sua composição química deriva da combinação de átomos de carbono e hidrogênio. Substância inflamável possui uma densidade menor do que a da água, e é atualmente a principal fonte de energia do mundo moderno.

Há inúmeras teorias sobre a origem do petróleo, porém, a mais aceita é que este surgiu através de restos orgânicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Os povos antigos conheciam o petróleo e alguns de seus derivados como o asfalto e o betume. Já na pré-história surgiram referências esparsas indicando que o petróleo era conhecido do homem. Os egípcios utilizavam-no para o embalsamamento de mortos ilustres e como elemento de liga nas suas seculares pirâmides. Os indígenas das Américas do Norte e Sul serviam-se do petróleo e derivados para inúmeras aplicações, entre elas a pavimentação das estradas do império Inca.

Para a obtenção dos produtos derivados, como gasolina, diesel,lubrificantes, nafta, querosene de aviação, o óleo bruto passa por uma série de processos nas refinarias. O primeiro poço de petróleo foi descoberto na Pensilvânia, Estados Unidos, no ano de 1859, em uma região de pequena profundidade, 21 metros (atualmente, as escavações atuais costumam ultrapassar os 6.000 metros). O maior consumidor mundial são os Estados Unidos, país que, para suprir sua necessidade, importa cada vez mais o produto.

A teoria mais aceita entre os geólogos é a de que o petróleo tem origem em substâncias de natureza orgânica. Tendo esta orientação por base, acredita-se que o produto é encontrado com maior probabilidade nas áreas em que, no decorrer de diferentes eras geológicas, houve deposição de rochas sedimentares e acumulação de restos orgânicos.

Os maiores produtores mundiais de petróleo são Arábia Saudita, Rússia, Estados Unidos da América, Irã, China, Venezuela, Kuwait, Líbia, Iraque, Nigéria, Canadá, Cazaquistão e Emirados Árabes Unidos. No Brasil, a maior parte das reservas está nos campos marítimos, em lâminas d’água com profundidades maiores do que as dos demais países produtores.

Curiosidade: É comemorado em 29 de Setembro o Dia do Petróleo.

A Província do Pré-Sal

Há 150 milhões de anos, quando o grande continente do Sul se separou, devido à movimentação das placas tectônicas, surgiram lagos rasos onde a água do mar entrava e se evaporava,num processo idêntico ao que ocorre, hoje, com as salinas. Foram necessários mais de 500 mil anos para que o sal se depositasse formando uma camada que, nas regiões mais afastadas da costa, chega a ter quatro mil metros de espessura.

Esses depósitos são conhecidos como pré-sal e guardam uma quantidade de material fóssil ainda inestimável, localizada a até 7 mil metros abaixo da superfície marítima. Esse material se transformou em petróleo de excepcional qualidade, porque ficou aprisionado pela espessa camada de sal, em temperaturas acima de 60 graus.

No Brasil, foram descobertos reservatórios gigantes, localizados numa área de 160 mil km², que se estendem do litoral de Santa Catarina até o Espírito Santo.

O primeiro poço do pré-sal, começou a ser perfurado no Espírito Santo. O óleo é extraído pela plataforma P-34, de um dos poços do Parque das Baleias, denominado Jubarte, e vai produzir cerca de 20 mil barris, ao dia, retirados de uma profundidade de 5 mil metros. Como ele está próximo da costa, a cerca de 70 km, o petróleo poderá ser escoado por meio de um oleoduto vindo do mar, até uma base terrestre, e o gás, através de navios.

Alguns dos principais desafios, para colocar em produção essas novas áreas, são encontrar soluções que: reduzam os investimentos iniciais; encurtem o tempo de desenvolvimento; reduzam os custos operacionais; aumentem a produtividade dos poços; e garantamo escoamento do petróleo e gás até a unidade de produção.

O projeto do governo para a criação de uma nova estatal, com todos os poderes sobre os produtos extraídos da camada pré-sal, é um novo problema a ser enfrentado. Ele abriu uma discussão sobre os efeitos de uma possível desapropriação das áreas já concedidas. Para alguns, essa medida teria efeitos nocivos sobre o “investment grade” e o mercado. Para o Presidente, é uma saída para subsidiar programas sociais.

Pode parecer contraditório, mas a Lei do Petróleo garante que o monopólio é da União, mas que a propriedade é do concessionário.

Polêmica à parte, duas boas notícias: uma delas é que o volume de gás associado, nos campos gigantes, poderá tornar o País independente no abastecimento do produto, hoje importado da Bolívia. A outra, é que o petróleo encontrado nesses campos é considerado um dos melhores já descobertos no país e pode atingir 80 bilhões de barris.

Se comprovadas as reservas de petróleo e gás, nessa nova "província de pré-sal", o Brasil será alçado da 15ª para a 6ª posição no ranking mundial das maiores reservas, abaixo apenas dos Emirados Árabes, Kuaite, Iraque, Irã e Arábia Saudita.

Pré-Sal

O termo pré-sal refere-se a um conjunto de rochas porosas localizadas nas porções marinhas de grande parte do litoral brasileiro, com potencial para a geração e acúmulo de petróleo. Convencionou-sechamar de pré-sal porque forma um intervalo de rochas que se estende por baixo de uma extensa camada de sal, que em certas áreas da costa atinge espessuras de até 2.000m. O termo pré é utilizado porque, ao longo do tempo, essas rochas foram sendo depositadas antes da camada de sal. A profundidade total dessas rochas, que é a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal, pode chegar a mais de 7 mil metros.

As maiores descobertas de petróleo, no Brasil, foram feitas recentemente pela Petrobras na camada pré-sal localizada entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde se encontrou grandes volumes de óleo leve. Na Bacia de Santos, por exemplo, o óleo já identificado no pré-sal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com