Possiveis erros em uma autopsia
Por: Romario Livramento • 1/1/2016 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 743 Visualizações
Feita por Romário Livramento, 2015
Possíveis erros que podem ser cometidos numa autópsia:
- O caso de haver uma autopsia incompleta ou parcial, onde é analisado somente uma área do corpo e não o todo, esse tipo de autopsia pode levar a conclusões incompletas. (CASTRO,2004 APUD MORITZ, 1956)
- Considerar corpos mutilados ou descomposto como totalmente inadequada para a realização de uma autópsia (CASTRO,2004 APUD MORITZ, 1956).
- Interpretar mal os factores post-mortem, por exemplo se é encontrado uma lesão num corpo é importante determinar se essa lesão se essa lesão foi feito antes ou depois da vitima ser assassinada, uma mal interpretação desses factores pode levar a conclusões erróneas. (CASTRO,2004 APUD MORITZ, 1956)
- Não examinar o corpo na cena do crime. Cunha (2008) falando acerca do da pericia em casos de suicidio, ele afirma “No caso de suposto suicídio com utilização de arma de fogo é de grande importância o perito verificar a posição que se encontrava a arma, a mão da vítima mais próxima dessa e tentar relacionar a região atingida, inclusive verificando o trajeto do projétil da região afetada, quando da constatação de perfuração com um orifício transfixante.”, então vemos aqui um exemplo em que a autopsia mesmo se for somente uma autopsia externa na cena do crime é indispensável para tirar conclusões correctas acerca da causa da morte.
- Ausência de ilustrações e fotografias necessárias. Sendo que o corpo encontrado não poderá permanecer no local onde foi encontrado inalterado permanentemente, então é de suma importância adquirir fotografias do corpo na posição inicial em que encontrava e no local onde foi encontrado, porque depois o cadáver deverá ser removido do local, então é fotografia é de suma importancia numa autopsia pois ela “fixa” o estado inicial em que o corpo se encontrava permitindo ao legista fazer uma atupsia mais acurada e chegar a conclusões correctas, a falta de fotografia acarreta em sérias dificuldades pois quando o corpo é removido do local já houve uma alteração, e com a ausência de fotografias não é possivel saber se quais foram essas alterações pois não há como comparar com o estado e posição inicial em que o corpo foi encontrado. (ZARZUELA, 1992)
- Autópsias feitas à noite, pois a luz artificial criar sombras em diversos ângulos do corpo, essas sombras podem ocultar algo importante no corpo o que pode levar o legista a conclusões erradas. (FRANÇA, 1998)
- Não realizar exames complementares como os exames de carácter histopatologicos, microbiológicos, hematologicos, bioquímicos e toxicológico, por exemplo quando é feito uma autopsia de um corpo que foi encontrado na água, esses exames podem ajudar a ver se a pessoa morreu somente por afogamento ou se antes ela caiu ou foi lançada na água bêbeda ou sob efeitos de drogas, ignorar tais exames podem levar a uma conclusão errada da causa da morte. (CASTRO,2004 APUD MORITZ, 1956)
bibliografia:
file:///home/romario/Transfer%C3%AAncias/67177-88589-1-PB.pdf
https://books.google.cv/books?id=0N06y2teanMC&pg=PA129&dq=errores+autopsia&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwiy8cKE0YfKAhVGfxoKHXu4CHgQ6AEIMDAD#v=onepage&q=errores%20autopsia&f=true
...