TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Takahashi (2000) Divide O Ambiente De Negócios Eletrônicos Em Sete Possíveis Aplicações Ligando Entre Si:

Pesquisas Acadêmicas: Takahashi (2000) Divide O Ambiente De Negócios Eletrônicos Em Sete Possíveis Aplicações Ligando Entre Si:. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  1.984 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO EM GRUPO – TG

Takahashi (2000) divide o ambiente de Negócios Eletrônicos em sete

possíveis aplicações ligando entre si:

• Governo (Government – G)

• Negócios (Business – B)

• Funcionários (Employees – E)

• Consumidores (Consumer – C)

Assim, temos G2G, B2G, G2C, B2C, B2B, B2E e C2C. Podemos observar que

governo se liga a governo, negócios e consumidores; negócios se ligam a

negócios, governo, consumidores e funcionários; e consumidores se ligam a

governo, negócios e consumidores.

Qual o motivo para funcionários (Employees – E) só terem ligação com

negócios (Business – B) e não com os outros elementos?

O atual momento histórico é marcado por inúmeras transformações, pelas quais pode-se constatar que as empresas estão cada vez mais apostando em modelos de gestão voltados para as pessoas, pois estas estão enfrentando grandes dificuldades em seu ambiente de trabalho. Desta forma as empresas perceberam a necessidade de utilizar as ferramentas de comunicação virtual anteriormente empregadas apenas em elementos externos para aumentar a satisfação, qualidade de vida e produção dos seus empregados.

É quase consenso que as empresas estejam cada vez mais apostando em modelos de gestão voltados para as pessoas, tentando tornar-se as empresas mais humanizadas, motivo pelo qual o seu capital intelectual tem sido valorizado como um dos ativos mais importantes e as mais variadas ações implantadas têm propiciado um melhor bem-estar e satisfação dos empregados, o que, consequentemente, tem promovido também um aumento na qualidade de vida articulada com o trabalho.

No que se refere à comunicação,as empresas tendem a valorizar suas relações entre parceiros e entre clientes, procurando sempre expor as novas estratégias adotadas. No entanto, essa valorização pode ofuscar a importância da difusão de informações internamente, ou seja, os executivos frequentemente estão a frente das novas iniciativas da empresa, enquanto que os funcionários, que fazem com que os departamentos funcionem eficientemente, algumas vezes são os últimos a saber dos avanços alcançados.

Para sanar essas fraquezas, emerge o conceito de B2E, que significa ‘business-to-employee’ ou ‘relação entre empresa e funcionário’, numa tradução interpretativa. Num sentido amplo, engloba tudo que uma companhia faz para atrair e manter equipes bem qualificadas neste mercado tão competitivo, como táticas agressivas de recrutamento, benefícios oferecidos, oportunidades de educação, horário flexível, etc.

No contexto atual, marcado por ambientes turbulentos e diante de mudanças que vêm ocorrendo rapidamente em todos os setores, a situação que está posta é a preocupação com os indivíduos e que passam a ser, quando comprometidos com a organização, o diferencial competitivo de onde provém a inovação e conhecimento capazes de estabelecer este diferencial.

Business-to-employee, ou simplesmente B2E, é uma categoria de comércio eletrônico no qual o foco é o empregado, tratando das relações intra-organizacionais, da relação entre a empresa e seus empregados e destes entre si, consistindo em um conjunto de aplicações informáticas on-line que visam facilitar a comunicação entre a organização e os seus colaboradores internos e externos. Além disso, é um meio veloz e continuado de agregar valor aos colaboradores, apreciando talentos e competências e desenvolvendo recursos de conhecimento que representam fatores de competitividade estratégica para a organização.

A estratégia B2E abrange as seguintes vertentes:

* eCompetency - Gestão de Competências;

* eLearning - Processo de Aprendizagem;

* e-Recruitment - Processo de Recrutamento;

* Content Management - Gestão de Conteúdos;

* Web Sites;

* Knowledge Management - Gestão do Conhecimento;

É importante notar que todas as vertentes da estratégia B2E ocorre em uma aplicação denominada Enterprise Portals ou em português Portais Empresariais.

O portal personalizado na Internet surgiu em 1998 com o myYahoo da Yahoo, e desde então vem sendo adotado pelas empresas como portais organizacionais específicos para cada trabalhador, no intuito de reduzir o tempo gasto na procura de informações específicas em meio ao volume vultuoso existente e disputar a atenção dos funcionários na web.

Hoje o Portal Corporativo ou Intranet de terceira geração (I3g) significa ao funcionário ter um único ponto para acesso a todas as informações relevantes, ferramentas de colaboração, aplicações e serviços que ele precisa para fazer o seu trabalho. Do ponto de vista da empresa, representa economia e produtividade aumentadas.

Personalizado de modo a atender às diferentes necessidades de informação de cada pessoa da empresa e de fora dela, o Portal Corporativo permite que cada funcionário passe a ter em seu desktop, uma janela única que agrupa todas as informações necessárias a execução do trabalho diário. Além disso, oferecem considerável independência de lugar, pois através de conexão com dispositivos móveis é possível aos funcionários e parceiros da empresa acessar o portal e sua riqueza de informação, onde quer que eles estejam.

Caracterizada pela configuração generalizada e individual do “my portal”, os recursos de personalização permitem construir ainda uma identidade pessoal de uso para cada knowledge worker (trabalhador do conhecimento) e isso serve como forte estímulo, alavancando ainda mais o uso efetivo dos portais corporativos.

Além de oferecer exatamente o que o funcionário precisa ver, os portais corporativos oferecem a promessa de redução de despesas e desperdícios, aumento de produtividade, retenção de talentos, aumento de empowerment, melhoria de qualidade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com