Preparo De Laminas Permanentes
Monografias: Preparo De Laminas Permanentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissaGC • 21/4/2014 • 768 Palavras (4 Páginas) • 3.626 Visualizações
I-INTRODUÇÃO:
Na observação microscopica existem laminas que serão ultilizadas por pouco periodo de tempo para este caso é uzado a tecnica de lamina a fresco. Existem tambem laminas que serão permanentes , é necessario aplicar tecnicas de preservação e estabilização para manter as estruturas celulares em bom estado, além de fornecer um material nitido e destacado, estas laminas permanentes são feitas para durar longos periodos de tempo, geralmente só são danificadas por motivos fatais como quedas e batidas.
II-OBJETIVOS:
Aprender a montar laminas permanentes, vizando seguir todos os passos com muito cuidado e atenção para que a lamina possa ter qualidade para a vizualização.
III-MATERIAIS E METODOS:
MATERIAIS:
-Material Biologico: Celulas da mucosa bucal
-Lamina
-Laminula
-fixador de Bouin
-Corantes: Hematoxilina e Eosina
-Alcool : 90%, 95% e 100%
-Xilol
-Resina
METODOS:
-Retirar as celulas da mucosa bucal forçando a buchecha para dentro com auxilio de um palito e fazer a raspagem formando um angulo de 45º, rapidamente fazer um esfregaço em lamina limpa deslizando em uma só direção de maneira que o material se espalhe e não se sobreponha.
-Apos o esfregaço, colocar em barquinhas antes que o material seque totalmente e mergulha-las em alcool 90% por 5 minutos.
-Lavar com agua destilada.
-Mergulhar em Hematoxilina por exatamente 5 minutos.
-Lavar com agua da torneira para retirar o excesso do corante presente.
-Corar com Eosina, por 3 minutos.
-Lavar ligeiramente com agua destilada.
-Desidratação: Passar o material por uma seção de alcoois:
Alcool 90%: 2 minutos
Alcool 95%: 2 minutos
Alcool 100% I: 2 minutos
Alcool 100% II: 2 minutos
-Diafanização: Passar por Xilol
Xilol I: 2 minutos
Xilol II: 2 minutos
-Retirar as laminas do xilol e rapidamente pingar uma gota de resina sobre o material. Cubrir com a laminula limpa evitando que se forme bolhas.
-Deixar em estufa a 37ºC, por alguns dias.
-Depois de seca, limpe a lamina e retire o excesso da resina.
-Observar em microscopio optico, no aumento de 400x.
IV-RESULTADOS:
Não foi possivel observar muitas celulas, pois não esfregou-se o suficiente a mucosa bucal porem, as celulas não se sobreporom e foi possivel observa-las individualmente entretanto estavam muito espalhadas e foi preciso procura-las, não houve muitas bolhas o corante se fixou em nucelo com coloração azul e citoplasma azul mais fraco, sendo possivel ver o limite celular.
V-DISCUSSÃO:
Resultados:
A-)
Fixação: É utilizada
...