Prevenção da malária
Artigo: Prevenção da malária. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: souzajr689030 • 26/10/2013 • Artigo • 708 Palavras (3 Páginas) • 779 Visualizações
1- definitivo: abriga o parasito de maturidade sexual ou de reprodução sexuada
intermediário: abriga o parasito na fase larval ou de reprodução assexuada.
2- Vetor: organismo capaz de transmitir agentes infecciosos
Vetor biológico:
é o hospedeiro onde o parasita desenvolve parte do seu ciclo
evolutivo, possibilitando a transmissão para novo hospedeiro.
Vetor mecânico:
é o organismo que pode se contaminar com formas infectantes
do parasito, transportando-os mecanicamente para determinado hospedeiro
3 Profilaxiaç
Conjunto de medidas que têm por finalidade prevenir ou atenuar as doenças, suas complicações e conseqüências.
4- Agente causador: protozoário Entamoeba histolytica
ingestão de alimentos ou água contaminados
5- Dor abdominal;Diarreia branda ou aguda com presença de sangue ou muco;Febre eCalafrios.
6- é quando o trofozoita que coloniza o intestino cai na corrente sanguinea e parasita outros órgãos, causando lesões.
7-Manter a higiene é essencial para prevenir essa doença. Lavar as mãos após usar o banheiro, lavar muito bem as verduras, frutas, etc; Não utilizar excrementos animais como fertilizante nas lavouras, combater insetos que podem facilmente se contaminar, como moscas, baratas, ratos, etc;
8- vetor: barbeiro
Agente etiológico: Trypanosoma cruzi
9 A transmissão corre através das fezes do barbeiro, ao picar os vertebrados, em geral defecam após o repasto, eliminando formas infectantes de trypomastigotas metacíclicos, presentes em suas fezes, e que penetram pelo orifício da picada ou por solução de continuidade deixada pelo ato de coçar.
10-A transmissão oral ocorre a partir da ingestão de alimentos contaminados com T. cruzi. Esta forma, frequente na região Amazônica, tem sido implicada em surtos intrafamiliares em diversos estados brasileiros e tem apresentado letalidade elevada.
A transmissão transfusional ocorre por meio de hemoderivados ou transplante de órgãos ou tecidos provenientes de doadores contaminados com o T. cruzi.
A transmissão por transplante de órgãos tem adquirido relevância nos últimos anos devido ao aumento desse tipo de procedimento, com quadros clínicos, pois receptores estão imunocomprometidos.
A transmissão vertical ocorre em função da passagem do T. cruzi de mulheres infectadas para seus bebes, durante a gestação ou o parto.
A transmissão acidental ocorre a partir do contato de material contaminado (sangue de doentes, excretas de triatomíneos) com a pele lesada ou com mucosas, geralmente durante manipulação em laboratório sem equipamento de biossegurança.
11 Sinal de Romaña é um edema inflamatório bipalpebral, Porta de entrada ocular para o Trypanosoma cruzi
Chagoma de inoculação é uma infecção na epiderme, Porta de entrada cutânea para o Trypanosoma cruzi
12A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor. Evitar ingerir caldo d cana e açaí em lugares que não apresentam higiene adequada.
13 A malária, em condições naturais, é transmitida por fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. transfusões de sangue, de transplantes
...