Processo Inflamatorio
Artigo: Processo Inflamatorio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maryfs • 8/10/2014 • 345 Palavras (2 Páginas) • 638 Visualizações
COMO-SE DESENCADEIA O PROCESSO INFLAMATÓRIO EM LESÃO TRAUMATICA
A principal característica do processo inflamatório é a reação dos vasos sanguíneos, que leva ao acúmulo de fluido e leucócitos nos tecidos extracelulares. A resposta inflamatória está intimamente ligada ao processo de reparo. A inflamação destrói, dilui ou isola o agente nocivo e desencadeia uma série de eventos que tentam curar e reconstruir o tecido danificado. A inflamação é fundamentalmente um mecanismo de defesa, cujo objetivo final é a eliminação da causa inicial da lesão celular (microrganismos, toxinas) e das consequências de tal lesão (células e tecidos necróticos). Sem a inflamação, as infecções se desenvolveriam descontroladamente, as feridas nunca cicatrizariam e o processo destrutivo nos órgãos atacados seria permanente.
Em uma fratura óssea desencadeia vários Fatores Biológicos:
Aporte Sangüíneo no Foco da Fratura quanto Maior Melhor
Células Sangüíneas:são essenciais para Secreção dos Fatores de Crescimento:
Transformante beta: TGF beta
Insulino-parecido: IGF
Derivados da Plaquetas: PDGF
Proteínas Morfogênicas Individuas (BMPs): que induzem células mesenquimais perivasculares a produzir osso no foco de fratura
Proteína Ósseo-indutivo: BMP-2
Interleucinas: IL
Proteoglicanas: PGE 2
Células Mesenquimatosas: Osteogênicas e Condrogênicas
Células Inflamatórias
Fibroblastos e Colágeno
Fase Inflamatória: No Hematoma Fraturado Inicia o Processo de Reparação Óssea a partir das Partes Moles.onde inicia-se com a Proliferação das Células Osteogênicas que se Diferenciam das Células Mesenquimatosas das Partes moles Adjacentes. Neste Estágio ocorrerá uma explosão populacional de células Osteogênicas que formará rapidamente o calo da fratura que inicialmente consiste de uma massa espessa envolvente de tecido osteogênico. Será um Tecido de Granulação com Fibroblastos e uma Rede de Colágeno ricamente vascularizado por Capilares Neoformados : responsáveis pela Liberação de Mediadores Químicos: ativam os Fatores de Crescimento Celular:
• Interleucina
• Prostaglandinas
Este Período ocorre nas 1ª Semanas ( em 2 Semanas) Neste momento se forma o Calo Ósseo Inicial ou seja o Calo Ósseo Mole de consistência fluida que progressivamente se torna mais firme (como uma cola de endurecimento lento), viscoso e determina menor mobilidade no Foco de Fratura.
Forma-se a partir do Periósteo o Calo Externo e a partir do Endóstio o Calo Interno. Neste Calo Ósseo podemos encontrar um Tecido com presença de Osteócito mas não existe Calcificação (Tecido Osteóide).
...