TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades

Exames: Propriedades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.323 Palavras (6 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 6

1. RESUMO

Durante as atividades laboratoriais, é essencial conhecer a Titulação Acido Base

a fim de favorecer os resultados de acordo com a situação necessária.Sendo utilizada amplamente na indústria e até em atividades domésticas, mesmo que seja por meio de conhecimento empírico.Portanto o objetivo desta pratica era observar o comportamento das soluções em determinadas condições, quando adicionados os respectivos solventes que variam conforme a adição de um soluto não volátil.As propriedades são dividas em 4 seguimentos; Ebuloscopia, osmoscopia, crioscopia e Tonoscopia.E, como esperado, os resultados obtidos se adéquam com os resultados encontrados na literatura.

2. INTRODUÇÃO

As propriedades coligativas são estudadas comparando-se o comportamento da solução em determinadas condições com o comportamento do respectivo solvente puro nas mesmas condições. As propriedades são divididas em quatro segmentos que variam conforme a adição de um soluto não volátil.São essas a ebulioscopia ( temperatura de ebulição ), Osmoscopia ( pressão osmótica) Crioscopia ( Temperatura de congelamento ), e a Tonoscopia (pressão de vapor).

Ebuloscopia: Estuda o aumento da temperatura de ebulição quando se adiciona um soluto não volátil. Temperatura de ebulição depende da pressão e não do calor.Isto ocorre devido a interação entre as moléculas do solvente e do soluto que dificulta que a molécula passe para o estado de vapor, por isso, é necessário adicionar mais energia na forma de calor para que a solução entre em ebulição.

Osmoscopia: É a tendência natural de igualar as concentrações de meios hipertônicos e hipotônicos tornando-os isotônicos. Quando é exercida certa pressão sobre esses poros eles ficam mais abertos facilitando a passagem de água do meio hipotônico para o meio hipertônico. A pressão osmótica é proporcional a molaridade e a temperatura, porque quanto mais partículas na solução mais elas colidem e forçam a abertura dos poros da membrana, e também uma mais pressão sobre a membrana.

Crioscopia: É o estudo da diminuição da temperatura de congelamento, quando adicionado um soluto não volátil em uma solução, isto ocorre devido a interação entre o soluto e a solução, dificultando a aproximação das moléculas da solução devido a presença do soluto.

Tonoscopia: É o estudo da diminuição da pressão de vapor, devido a adição de um soluto não volátil. Quando ocorre a dissolução do soluto no solvente, ocorre uma interação entre as substancias onde as semelhanças entre as substancias não deixam que o solvente evapore. Fazendo com que a pressão de vapor seja menor.

3. OBJETIVOS

• Estudar as propriedades coligativas.

• Comparar o comportamento da solução em determinadas condições com o comportamento do respectivo solvente puro nas mesmas condições.

• Relacionar os experimentos com a teoria.

4. MATERIAS E MÉTODOS

4.1. Materiais

• Béquer

• Bureta

• Pera

4.2. Reagentes

• (KOH)

• (NaOH)

• (Al(OH)3)

• (H2SO4)

4.3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Foram transferidos para o bequer de 60 mL

Em dois béqueres foram adicionados 100ml de agua aquecida, em seguida verificou-se a temperatura de ambos. O primeiro Becker tinha a temperatura inicial de 75ºC e o segundo de 70ºC.Após verificar a temperatura dos solventes, adicionou-se 15 gramas sulfato de cobre CuSO4no segundo Becker e quando ele foi completamente dissolvido, os recipientes 1 e 2 foram colocados na chapa de aquecimento. Quando foi alcançado o ponto de ebulição de cada solvente, foi aferido a temperatura. No Becker 1º em que continha apenas água o ponto de ebulição foi de 96ºC e o 2º Becker que continha o sulfato de cobre o ponto de ebulição foi de 97ºC.

No segundo experimento foram adicionados 100ml de água aquecida em dois béqueres, em seguida verificou-se a temperatura inicial de ambos. O primeiro Becker tinha a temperatura inicial de 43ºC e o 2º era de 44ºC, no qual foram adicionadas três colheres de sopa de sal NaCl, tendo este após a adição do soluto uma temperatura de 40ºC.Após os recipientes foram colocados na chapa de aquecimento, para verificação do ponto de ebulição de ambos. No Becker nº1 em que continha somente água o ponto de ebulição foi de 95ºC e o que continha o NaCl a temperatura foi de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com