Propriedades Das Substanciaas
Artigo: Propriedades Das Substanciaas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joao48157 • 23/9/2014 • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 197 Visualizações
Propriedades das Substâncias
SUBSTÂNCIA IÔNICA:
Possuem elevados ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE);
São solúveis em solventes polares;
Conduzem a corrente elétrica quando fundidos (fase líquida) ou em solução aquosa, situações onde existem íons livres na solução;
Sólidos em temperatura ambiente;
Formam cristais quebradiços
SUBSTÂNCIA COVALENTE:
Possuem pontos de fusão e ponto de ebulição variáveis;
Não conduzem corrente elétrica (exceção: grafita)
Podem ser sólidos (Glicose), líquidos (água) ou gasosos (oxigênio) em temperatura ambiente;
Moléculas polares são solveis em solventes polares, moléculas apolares são solúveis em solventes apolares;
SUBSTÂNCIA METÁLICA
Possuem elevados ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE) (exceção: mercúrio, césio e frâncio);
Na forma metálica são insolúveis em solventes polares e apolares;
Ótimos condutores de corrente elétrica, mesmo na fase sólida devido a presença dos elétrons livre;
São dúcteis (fios) e maleáveis (lâminas);
Ótimos condutores de calor;
LIGAÇÕES :
LIGAÇÃO s : a ligação formada pela interpenetração frontal de orbitais (segundo um mesmo eixo). A ligação s forte é difícil de ser rompida. Pode ser feita com qualquer tipo de orbital atômico;
LIGAÇÃO p : a ligação formada pela aproximação lateral de orbitais (segundo eixos paralelos). A ligação p mais fraca e mais fácil de ser rompida; S ocorre entre orbitais atômicos do tipo "p";
Obs.: Quando dois tomos estabelecem uma dupla ou tripla ligação, a primeira sempre do tipo s , a Segunda e a terceira ligação, se houver, serão obrigatoriamente do tipo p .
Obs.: Os orbitais atômicos se unem para formar orbitais moleculares;
Obs.: Carbono: (CH4*) = 4 ligações simples: sp3;
(C2H4*) = 01 dupla e 02 simples: sp2; (C2H2*) = 02 duplas ou 01 tripla e 01 simples: sp)
Obs.: Hibridação da amônia (NH3) e da água (H2O):sp3;
LIGAÇÕES INTERMOLECULARES :
FORÇAS DE VAN DER WAALS OU FORÇAS DE LONDON OU DIPOLO INDUZIDO - DIPOLO INDUZIDO: Ocorre entre moléculas apolares ou entre átomos de gases nobres, quando por um motivo qualquer ocorre uma assimetria na nuvem eletrônica, gerando um dipolo que induz as demais moléculas
FORÇAS DO TIPO DIPOLO PERMANENTE - DIPOLO PERMANENTE: Ocorrem em moléculas polares, de modo que a extremidade negativa do dipolo de uma molécula se aproxime da extremidade positiva do dipolo de outra molécula. São mais fortes que as forças de London; Ex.: HCl; HBr; HI; H2S; PH3.
PONTES DE HIDROGÊNIO: Forças de natureza elétrica do tipo dipolo permanente - dipolo permanente, porém bem mais intensas. O corre quando a molécula é polar e possui H ligado a elemento muito eletronegativo e de pequeno raio (F, O, N), de modo que o hidrogênio de uma molécula estabelece uma ligação com o átomo muito eletronegativo de outra molécula.
Ex.: H2O; HF; NH3.
Microscópio
O microscópio é um aparelho utilizado para visualizar estruturas minúsculas como as células.1 2
Acredita-se que o microscópio tenha sido inventado em 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos.3 Tudo indica, porém, que o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek4 (1632 - 1723).
Os microscópios de Leeuwenhoek eram dotados de uma única lente, pequena e quase esférica. Nesses aparelhos ele observou detalhadamente diversos tipos de material biológico, como embriões de plantas, os glóbulos vermelhos do sangue e os espermatozoides presentes no sêmen dosanimais. Foi também Leeuwenhoek quem descobriu a existência dos micróbios, como eram antigamente chamados os seres microscópicos, hoje conhecidos como microorganismos.
Os microscópios dividem-se basicamente em duas categorias:
• Microscópio ótico: funciona com um conjunto de lentes (ocular e objetiva) que ampliam a imagem transpassada por um feixe de luz que pode ser:
• Microscópio de campo claro
• Microscópio de fundo escuro
• Microscópio de contraste de fase
• Microscópio de interferência
• Microscópio eletrônico: amplia a imagem por meio de feixes de elétrons, estes dividem-se em duas categorias: Microscópio de Varredura e de Transmissão.
Há ainda os microscópios de varredura de ponta que trabalham com um larga variedades de efeitos físicos (mecânicos, ópticos, magnéticos, elétricos).
Um tipo especial de microscópio eletrônico de varredura é por tunelamento, capaz de oferecer aumentos de até cem milhões de vezes, possibilitando até mesmo a observação da superfície de algumas macromoléculas, como é o caso do DNA.
Macroscópicos
objetos macroscópicos, que aos sentidos humanos se apresentam como se
tivessem uma estrutura contínua, são, na verdade, compostos de unidades
microscópicas
...