Prática De Biosegurança
Exames: Prática De Biosegurança. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jasiany • 25/4/2014 • 1.023 Palavras (5 Páginas) • 376 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DO ESTABELECIMEMTO 4
2.2 LIMPEZA E SANITIZAÇÃO DO AMBIENTE.....................................................4
2.3 ASSÉPSIA,DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DOS ARTIGOS 4
2.4 UTILIZAÇÃO DE EPIs.......................................................................................5
2.5 GERENCIAMENTO DE RESIDUOS..................................................................5
3 ANEXO..............................................................................................................6
4 CONCLUSÃO....................................................................................................7
5 REFERÊNCIAS..................................................................................................8
1 INTRODUÇÃO
Atualmente é crescente a preocupação com limpeza, higiene e esterilização dentro dos estabelecimentos prestadores de serviços na área da estética, especificamente em salões de beleza.No dia 06/05/2013 estive visitando a CASA DA MANICURE, onde a proprietária do estabelecimento Josefa Rodrigues de Aquino, teve respondendo alguns questionamentos sobre Biossegurança - Controle de Infecção, a respeito do Estabelecimento, Limpeza e Sanitização do Ambiente, da Assepsia, Desinfecção e Esterilização dos artigos,Utilização de EPIs e do Gerenciamento de resíduos. A Biossegurança, segundo a Comissão de Biossegurança da Fundação Oswaldo cruz (apud Teixeira & Valle,1996) é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que possam comprometer a saúde do homem, do animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 DO ESTABELECIMENTO, pude constatar que o local é bem ventilado, possui uma iluminação adequada, as paredes e pisos são revestidos e laváveis pois é imprescindível a limpeza destas áreas, há um local separado para a preparação das químicas, só existe um banheiro para uso das clientes e funcionárias, o certo seria que houvesse dois banheiros, suas funcionárias tem um armário separado para guardar seus pertences.
2.2 LIMPEZA E SANITIZAÇÃO DO AMBIENTE, quanto a limpeza e sanitização do ambiente (chão, banheiro e bancadas) é feita com água e detergentes (sabão) que tem ação de diminuir a tensão superficial e carrear as partículas de sujidades através da formação micelas, no processo de desinfecção do ambiente deve-se utilizar um agente químico adequado, usualmente um saneador que elimine 99,9% dos microrganismos contaminantes de uma área. Segundo GUANDALINI (1997) o sucesso do resultado da limpeza do ambiente e dos artigos depende dos produtos químicos utilizados. Entretanto para Teixeira e Valle (1996) não existe um desinfetante que atenda a todas as situações e necessidades encontrada, sendo preciso conhecer as características de cada um para se ter subsídios suficientes para que permitam a escolha correta do produto, evitando custos excessivos.
2.3 DA ASSEPSIA, DESINFECÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DOS ARTIGOS, Da assepsia, desinfecção e esterilização dos artigos, o método utilizado para esterilizar objetos como alicates, tesouras e pinças, é com estufa a 180°C/1 hora que é o recomendável segundo Ministério de Saúde - Coordenação de Controle e Infecção Hospitalar(2004), neste processo, o ponto critico e a composição química do material que está sendo esterilizado, bem como o arranjo do material no forno. Já os materiais utilizados pelas manicures como lixas e palitos são descartáveis a cada cliente, materiais de depilação como TNT, lençóis, calcinhas descartáveis também há um descarte, já espátula não é reutilizada. Acessórios como pente e escovas são limpos com água e sabão e depois é aplicado um spray chamado LUXOR (higienizador e desodorizado) para sua completa limpeza. A higienização das mãos é feita antes e depois de qualquer procedimento, porque o simples fato da utilização de água com sabão, aliados a fricção, remove os microrganismo que colonizam camadas superficiais da pele e também oleosidade, suor e células mortas, bem como a retirada da sujidade propicia para a permanência e multiplicação de microrganismo (HINRICHSEN, 2004).
2.4 UTILIZAÇÃO DE EPI, são equipamentos que tem como função proteger a saúde e a integridade física do trabalhador durante a realização de atividades diárias, de acordo com as necessidades
...