Quais são os constituintes do sangue?
Por: César Costa • 16/5/2022 • Relatório de pesquisa • 446 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Ciências
- Quais são os constituintes do sangue? [pic 1]
A maioria das células não está em contacto direto com o meio externo, no entanto, para a manutenção do seu equilíbrio é necessária a mobilização de substâncias, como os nutrientes e o oxigénio, e a eliminação de produtos nocivos resultantes do seu metabolismo, como o dióxido de carbono e a ureia. Para estabelecerem as trocas entre as células e o meio externo existem fluidos intermediários, de que é exemplo o sangue.
O sangue é constituído por um conjunto de elementos figurados (glóbulos vermelhos e plaquetas sanguíneas), suspensos num fluido de cor amarelada, designado plasma. [pic 2]
Em média, um adulto pussui em circulação, aproximadamente 5 litros, o que constitui cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto e 8% a 9% numa criança até aos 16 anos. Os constituintes do sangue intervêm no equilibrio do organismo, ao desempenharem diferentes funções.
O plama, para além de possuir diferentes nutrientes e produtos de excreção, contém os elementos figurados que são formados na medula vermelha dos ossos.
Os glóbolos vermelhos circulam exclusivamente dentro dos vasos sanguíneos; já os leucócitos possuem uma propriedade, designada por diapedese, que lhes permite mudar a forma e abandonar os vasos sanguíneos de pequeno calibre (os capilares sanguíneos), deslocando-se para locais do corpo onde a sua ação é necessária na defesa do organismo.
Como atuam os leucócitos na defesa do organismo?
Os leucócitos devido à função de defesa que desempenham podem desenvolver várias ações, entre as quais a fagocitose.
Quando um microrganismo invade o corpo humano em locais pnde a pele foi danificada, frenquentemente, os leucócitos, por diapedese, deslocam-se para o espaço intercelular invadido. Após o reconhecimento do corpo estranho, os leucócitos emitem prolongamento, pseudópodes, e posteriormente englobam no seu interior o organismo invasor, digerindo-o num processo designado fagocitose.
Quando é necessário eliminar alguma infeção ou lesão dos tecidos, a produção de leucócitos no sangue. Este mecanismo faz parte das defesas do sistema imunitário humano.
Alguns leucócitos têm a possibilidade de produzir anticorpos, isto é, substâncias específicas (proteínas) que se combinam com substâncias estranhas ao organismo (os antigénios) para os destruir.
A diminuição do número de leucócitos conduz a um abaixamento das defesas imunitárias do organismo tornando-o menos capaz de reagir aos agentes patogénicos do meio que o rodeia.
As plaquetas sanguíneas desempenham, também, uma importante função na defesa do organismo, intervindo no processo, os fatores de coagulação transformam uma proteína, solúvel, a fribrina, o que leva à formação de uma rede de filamentos, que juntamente com as plaquetas, aprosionam as células sanguíneas, provocando assim a coagulação do sangue.
A constituição do sangue apresenta valores de referência que devem variar apenas entre certos limites para o organismo se manter em equilibrio.
...