RELATÓRIO SOBRE FUNGOS ISOLADOS DO AR
Por: giescribano • 13/8/2016 • Trabalho acadêmico • 924 Palavras (4 Páginas) • 819 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MÓDULO PGAD
RELATÓRIO SOBRE FUNGOS ISOLADOS DO AR
DISCENTES: DANIEL SOUZA
GIOVANA ESCRIBANO
JULIANA MEDLEY
LEONARDO ROCHA
BELÉM
2016
1 .INTODUÇÃO
2. MATERIAL E MÉTODOS:
Para a identificação dos fungos em geral, o embasamento dá-se, principalmente, na morfologia dos mesmos. Para tal, verificam-se aspectos e características da morfologia, tanto macroscópica quanto microscópica, das colônias. A realização desta deu-se através das seguintes etapas:
2.1.Coleta:
Para a realização da coleta de fungos do ar, o material utilizado foi uma placa de Petri contendo meio de cultura Ágar Sabourand com cloranfenicol, que antes de aberta, fora mantida durante dois dias em geladeira com a finalidade de conservação da mesma. Esta fora aberta no dia 2 de julho (sábado) às 10 horas, sendo exposta por 15 minutos na residência domiciliar da aluna Giovana, localizada no bairro Umarizal, na cidade Belém-PA. Logo após os 15 minutos, a placa foi lacrada com fita adesiva e mantida à temperatura ambiente. As colônias foram monitoradas em observações diárias (24/24h), anotando-se o desenvolver das colônias e de suas características macroscópicas.
2.2.Isolamento
O isolamento das colônias para o estudo microscópio das mesmas, deu-se em sala de aula, no dia 7 de julho (quinta-feira), onde foram tomados os devidos cuidados para que não ocorresse contaminação das mesmas. A placa de Petri fora aberta dentro do raio de esterilização do Bico de Bünsen; Foram retiradas amostras de duas colônias distintas, sob auxilio de uma alça de inoculação esterilizada e resfriada.
2.3. Preparação de lâminas para observação microscópica:
Para a realização do exame microscópico, fora necessário a fabricação de uma lâmina para cada colônia isolada. Para tal, utilizou-se uma lâmina esterilizada, sobre a qual aplicou-se uma gota de corante Azul de Amann e uma amostra de material contendo o fungo a ser estudado. Em seguida, retalhou-se a amostra, com o auxílio de uma agulha microbiológica. A fixação foi feita pela adição de uma lamínula, devidamente flambada, sobre o mesmo, com aplicação de esmalte incolor sobre as bordas da lamínula em contato com a lâmina para a total fixação desta. O excesso de corante fora retirado com o auxílio de papel filtro. Por fim, o material preparado fora levado para ser observado por microscopia óptica.
3. RESULTADOS
3.1 OBSERVAÇÃO DE CRESCIMENTO NA PLACA DE PETRI:
As colônias foram observadas e medidas com régua a cada 24 horas.
1ºDia(02/07/2016)
Não houve o aparecimento de nenhuma colônia. Presença de gotículas no interior da placa
[pic 2]
2º Dia (03/07/2016)[pic 3][pic 4][pic 5]
Notou-se o aparecimento de três pequenos pontos esbranquiçados no interior da placa, possuindo 0,3 cm de diâmetro o maior dos “pontos”, e 0,1cm os outros.
[pic 6]
3º Dia (04/07/2016)
Os três pontos notados no segundo dia, aparentemente desenvolveram-se lateralmente, formando três colônias, possuindo 3 cm a maior (colônia 1), 1cm a de tamanho mediano (colônia 2) e 0,3cm a menor (colônia 3). Todas possuíam coloração esbranquiçada e textura aveudada, sendo que a colônia 3 possuía a região central escura.
[pic 7]
4° Dia (05/07/2016)
Apareceu 3 novas colônias na placa, totalizando 6 colônias. A colônia 1 desenvolveu-se horizontalmente, adotando um diâmetro de 4cm; a colônia dois desenvolveu-se de maneira horizontal e vertical, adotando o tamanho de 3cm; a colônia 3 chegou a 1cm. As demais colônias (4, 5 e 6) possuíam um diâmetro de 0,3cm. Todas de coloração esbranquiçada., sendo que as colônias 2, 4 e 6 possuiam região central escura.
[pic 8]
° Dia (06/07/2016)
Notou-se que as colônias 1, 3 e 5 continuaram com a coloração totalmente branca e a 2 com a região central bem escura. A colônia 4 passou a ter a coloração alaranjada no seu reverso, e a colônia 6 a coloração marrom-esverdeada, também no reverso. A colônia 1 continuava sendo a maior, com o diâmetro de 5cm, a colônia 2 possuia 3cm (estagnação do crescimento), e a colônia 3 possuia 1,5 cm. A colônia 5 passou a 3 cm, e as outras colônias (4 e 6) possuíam tamanho de 1cm.
[pic 9]
6° Dia (07/07/2016)
Foi notado que a colônia 5 (na região mais central), uma das ultimas a começar a desenvolver, teve um crescimento horizontal muito rápido, atingindo 7 cm, e afetando o desenvolvimento da colônia 1, que teve seu diâmetro reduzido para 4cm (declínio). As outras colônias permaneceram com o mesmo tamanho, caracterizando a fase estacionária.
3.1 GRÁFICO DA CURVA DE CRESCIMENTO:
Para plotagem do gráfico da curva de crescimento foram usados os dados da colônia 1, 2 e da 5 que foram as que apresentaram um desenvolvimento mais expressivo.
Dados: Tempo X Tamanho
...