REPRODUÇÕES ASSEXUADAS
Exames: REPRODUÇÕES ASSEXUADAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: serimaht • 2/9/2014 • 325 Palavras (2 Páginas) • 358 Visualizações
REPRODUÇÕES ASSEXUADAS:
Através da reprodução assexuada um organismo adulto (matriz) se multiplica, originando descendentes com características genéticas idênticas a si, ou seja, sem variabilidade gênica. A prole conjuga as mesmas informações cromossomiais herdadas de um organismo genitor. Os principais meios de reprodução,assexuada,são:
Estrobilização - formação de estróbilos que dão origem a novos seres (ex: corais)
Multiplicação vegetativa - nas plantas, as estruturas vegetativas, raízes, caules ou folhas, por vezes modificadas, originam, por diferenciação, novos indivíduos.(ex: cenouras(raízes), batateira (tubérculo), fetos (rizoma), Bryophyllum (folha).
Apomixia - produção de sementes sem fecundação dos óvulos.
Fragmentação → fracionamento com potencial de regeneração na estrutura corporal de um organismo. Tipo de reprodução evidente em vegetais e planárias(platelmintos).
Partenogênese → desenvolvimento de um organismo a partir de gametas (óvulos)não,fecundados.
Divisão binária, bipartição ou cissiparidade
Este tipo de reprodução é o processo em que uma célula se divide em duas, por mitose, e origina duas células geneticamente idênticas. Encontramos este tipo de reprodução em bactérias e protozoários.
Brotamento ou gemiparidade
Neste tipo de reprodução um broto se desenvolve no indivíduo e após um tempo se desprende, passando a ter uma vida independente. Podemos citar como exemplos de organismos que se reproduzem por brotamento os fungos, as hidras, as esponjas e até certas plantas.
Regeneração
Alguns organismos possuem uma capacidade de regeneração muito grande. Quando algum fragmento é retirado, ao encontrar condições ideais de sobrevivência, pode se regenerar e dar origem a um novo indivíduo. Isto pode acontecer nas planárias, esponjas e algumas plantas.
Algumas partes de certas plantas, ao serem destacadas e implantadas no solo, ou imersas em água, desenvolvemraízes e dão origem à novas plantas. Esta prática e chamada de estaquia e é muito utilizada em jardinagem.
Planárias geradas após a regeneração Foto: UCLA.
Esporulação
A esporulação é o processo de reprodução onde os organismos produzem esporos que são liberados no ambiente e quando encontram condições favoráveis, germinam. Encontramos este tipo de reprodução em bactérias, fungos e algas.
Divisão ou Fissão múltipla – o núcleo da célula-mãe divide-se em vários núcleos. Cada núcleo rodeia-se de uma porção de citoplasma e de uma membrana, dando origem às células-filhas
...