Estratregias De Reprodução Assexuada
Monografias: Estratregias De Reprodução Assexuada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marianamendes1 • 10/10/2014 • 692 Palavras (3 Páginas) • 348 Visualizações
Introdução:
A reprodução é um conjunto de processos pelos quais os seres vivos originam novos indivíduos idênticos a si próprios. Existem dois tipos de reprodução, a reprodução sexuada e a reprodução assexuada, que é a presente neste relatório.
A reprodução sexuada é um processo que leva à formação de um novo ser com caraterísticas comuns aos progenitores (um masculino e um feminino), mas com algumas diferenças em consequência dos fenómenos de fecundação e meiose.
A reprodução assexuada permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais, ou seja não há a fusão de gâmetas (fecundação). Assim, a partir de um só indivíduo podem formar-se numerosos indivíduos geneticamente idênticos entre si e ao progenitor. Este tipo de reprodução não contribui para a variabilidade genética das populações, porém assegura o crescimento rápido dessas populações.
Existem diferentes tipos de estratégias de reprodução assexuada, são eles: a gemulação, a esporulação, a multiplicação vegetativa, além destes que irão ser abordados mais á frente também existem, a bipartição ou cissiparidade, processo através do qual a célula se divide em duas outras células semelhantes; a divisão múltipla ou esquizogonia que é um processo em que o núcleo da célula mãe se divide em vários núcleos, que se rodeiam a de uma porção de citoplasma, dando origem a células filhas; a fragmentação, tipo de reprodução assexuada em que se obtém vários indivíduos a partir da regeneração de fragmentos do individuo progenitor; e a partenogénese, é quando um óvulo se desenvolve originando um novo organismo, sem que haja fecundação prévia.
Procedimento I
Gemulação ou gemiparidade:
Ocorre quando da superfície da célula ou do individuo se forma uma dilatação designada de gomo ou gema, que ao se separar do progenitor dando origem a um novo ser.
Resultados/Observações:
Legenda geral: Observação de leveduras ao microscópio ótico durante o processo de gemulação
Procedimento II
Esporulação:
Consiste na formação de células reprodutoras, denominadas por esporos, que originam novos seres vivos.
Resultados/Observações:
Legenda geral: Observação do bolor do limão ao microscópio ótico
Legenda geral: Observação do bolor do pão ao microscópio ótico
Procedimento III
Multiplicação vegetativa:
É um processo exclusivo das plantas, que a partir do desenvolvimento de estruturas multicelulares, há formação de novos seres.
Resultados/Observações:
Experiências/Datas 15 de novembro de 2012 13 de dezembro de 2012 3 de janeiro de 2013 5 de março de 2013
Estaca caulinar Início da atividade experimental: a estaca caulinar foi plantada num vaso Bom desenvolvimento: Aparecimento de um novo rebento. O rebento continua em desenvolvimento. Não observado.
Estaca
...