Reprodução sexuada ou assexuada: Filo Platelmintos
Por: Maressaisma • 7/5/2019 • Seminário • 567 Palavras (3 Páginas) • 410 Visualizações
Página 1 de 3
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR – CCTA
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – UAGRA
MARESSA ISMA LIBERALINO DA SILVA
Reprodução sexuada ou assexuada: Filo Platelmintos
POMBAL
DEZEMBRO,2017
FILO PLATELMINTOS
- CLASSIFICAÇÃO:
- Classe Turbellaria;
- Classe Trematoda;
- Classe Cestoda.
- REPRODUÇÃO- SEXUADA OU ASSEXUADA:
- Classe Turbellaria( planária) : a reprodução pode ser feita de forma assexuada, por bipartição longitudinal( esquizogênese ou laceração), ou regeneração, ou sexuada por fecundação cruzada. Todas as espécies de planária são hermafroditas.
- Assexuada [pic 2]
- Assexuada por regeneração
[pic 3]
- Sexuada com fecundação cruzada. Por serem hermafroditas as planárias trocam espermatozoides. Os zigotos formam novas planárias e o desenvolvimento é direto.
[pic 4]
- Classe Trematoda: são hemarfroditas. Reproduzem-se por fecundação cruzada. O macho não possui órgão copulador, então o esperma é derramado no cretal atingindo assim o orifício genital da fêmea. Após a fecundação, as fêmeas depositam seus ovos nos capilares do intestino. Os ovos possuem um espinho que propicia o rompimento da parede do capilar e do intestino, e eles caem então na luz intestinal, misturando-se com as fezes.Os trematódeos adultos (fêmeas) produzem ovos que são colocados no hospedeiro definitivo (homem). Os ovos se misturam as fezes no intestino humano. Estes, ao serem eliminados com as fezes e entrarem em contato com a água, eclodem, fazendo nascerem larvas. As larvas podem entrar em caramujos (gênero biomphalaria) e se reproduzirem, dando origem a milhares de outras larvas chamadas de cercárias. Estas podem sair do caramujo (hospedeiro intermediário) e penetrar na pele humana, atingindo a corrente sanguínea e o sistema hepático, aonde vão se desenvolver até a fase adulta e sexuada.
- Classe Cestoda: em cada proglote existe o sistema reprodutor masculino e o feminino. Esses animais são, portanto, hermafroditas. A fecundação pode ser autofecundação de proglotes diferentes ou de uma mesma proglote. É difícil esperarmos uma fecundação cruzada, pois o termo solitária já indica a presença de apenas um animal, o qual impede a fixação de outro no local. Após a fecundação, o útero enche-se de ovos, dando a proglote o aspecto gravídico (Figura 9). As proglotes gravídicas desprendem-se e são eliminadas com as fezes humanas.
[pic 5]
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com