Relatório Identificação Do Amido
Trabalho Universitário: Relatório Identificação Do Amido. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gabrieladuarte • 28/3/2015 • 710 Palavras (3 Páginas) • 4.908 Visualizações
CENTRO DE CAPACITAÇÃO EM BELEZA E SAÚDE
TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA
GABRIELA DUARTE DE CASTRO
IDENTIFICAÇÃO DE AMIDO
SÃO JOSE DOS CAMPOS, SP
2015
Introdução
O amido é considerado um polímero natural, pois ele é um polissacarídeo, ou seja, é um carboidrato formado pela união sucessiva de várias moléculas de α-glicose. Na realidade, ele é formado por dois polissacarídeos, amilose e amilopectina, que são constituídos de moléculas de α-glicose, mas são ligeiramente diferentes. A amilose corresponde a um polímero de cadeia normal com mais de 1000 moléculas de α-glicose unidas por meio de uma ligação α-1,4’-glicosídica e está presente na proporção de 20 a 30%. Já a amilopectina é constituída por cadeias longas e muito ramificadas de unidades de α-glicose unidas entre a ligação α-1,4’-glicosídica. A ramificação é resultado de ligações cruzadas entre o carbono número 1 de uma unidade de glicose e o carbono número 6 de outra unidade (ligação α-1,6’-glicosídica). A amilopectina corresponde aos 70 a 80% restantes do amido. Além disso, o amido é considerado um polímero de condensação, pois na sua formação ocorre a condensação das moléculas de α-glicose com eliminação de água.
O amido é a principal fonte de armazenamento de energia nas plantas e, por isso, está presente em raízes, frutos, tubérculos e sementes. Entre as principais fontes de amido na alimentação estão batatas, ervilhas, feijões, arroz, milho e farinha.
O amido sofre hidrólise na saliva e no estômago através de uma enzima denominada amilase. A hidrólise do amido na presença de ácido origina a glicose:
Essa glicose é transformada em glicogênio, também chamado de “amido animal”, pois assim como o amido é a reserva energética dos vegetais, o glicogênio é a reserva energética dos animais e seres humanos, ficando armazenado principalmente no fígado e nos músculos. Desse modo, quando o organismo precisa de energia, o glicogênio é novamente decomposto em glicose, que é transportada pelo sangue até os tecidos, onde é oxidada, liberando energia.
Além de ser usado na alimentação, na fabricação de glicose, de álcool etílico, de pó para a pele, entre outros, o amido também é aplicado para fabricar a goma da mandioca, da qual se faz uma cola chamada de grude.
Objetivo
Identificar a presença do amido pela reação com reagente em diferentes alimentos.
Matérias
Materiais utilizados na prática:
- Copo plástico
- Colher de plástico (Pazinha)
- Lugol
- Tábua
- Conta gotas
Alimentos utilizados na prática:
- Macarrão cozido
- Farinha de Trigo
- Fubá
- Sal
- Açúcar Cristal
- Açúcar Refinado
- Feijão
- Batata cozida
- Batata Crua
- Leite
- Arroz Cozido
- Arroz cru
- Água
Metodologia
Para o início deste experimento alguns alimentos como o arroz, feijão macarrão e batata foram submetidos ao processo de cozimento e em seguida os mesmos foram amassados para obter uma diluição da substancia mais adequada.
Logo após foram colocados uma pequena quantidade de cada alimento separadamente nos copos plásticos com adição de água.
Assim foi adicionado duas gotas de uma substância denominada Lugol para a verificação da coloração final de cada alimento para a constatação do amido.
Resultados
Alimentos
Coloração Inicial
Coloração Final (Depois da adição do Lugol)
Contém Amido?
Macarrão
...