TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório – Primeiro Bimestre Antissepsia das Mãos

Por:   •  25/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório 1 – Primeiro Bimestre

Antissepsia das mãos

  1. Objetivo

        As mãos são um grande veículo de transmissão de microrganismos, contudo como  não é possível observar a olho nú a presença desses germes costuma-se ignorar a relevância da lavagem das mãos. Por isso, é de extrema importância que os alunos visualizem, por meio de experimentos, o quão significativo é para a qualidade da conduta médica a assepsia das mãos.

  1. Qual a importância da lavagem das mãos para o profissional da saúde?

        No âmbito hospitalar, os pacientes estão vulneráveis a infecções por vários tipos de patógenos. A deficiência da lavagem das mãos, tende a facilitar esse contágio – direta ou indiretamente - já que são realizados vários procedimentos invasivos no paciente. Os microrganismos são divididos em residente (dificeis de eliminar e resistentes a remoção por agentes fisicos ou químicos. No entanto, são retirados pela descamação natural da pele) e os transitórios (mais facilmente removidos por meio de mecanismos fisicos, mas alguns deles conseguem permanecer na pele por um período de tempo mais prolongado, assim eles podem se multiplicar e se proliferar sem causar infecção).

        A lavagem das mãos, entretanto pode acarretar em alguns prejuízos que levam alguns profissionais a abandonar a prática. Um estudo, mostrado em um artigo publicado pela ANVISA, mostrou que a maioria dos enfermeiros que apresentavam lesões nas mãos em decorrencia da lavagem, apresentavam não quantidades maiores de bactérias, mas sim uma maior diversidade. Dessa maneira, estuda-se substituir água por álcool para minimizar as lesões aumentando a eficácia da lavagem, bem como o uso de hidratantes e luvas que irritem menos a pele.

        Dessa forma, caso haja comprovação de que houve eliminação dos germes mesmo na falta da lavagem das mãos é preciso esclarecer assuntos como a importância da assepsia das mãos aos funcionários e que essas orientações cheguem a família do hospitalizado, por exemplo.

  1. Procedimentos

        O procedimento ultilizado em aula para a comprovação da diminuição de germes após a lavagem das mãos, contou com a placa de Petri para a disseminação de cultura antes da lavagem (AL), depois da lavagem (DL) e após o álcool (AA). Cada placa foi marcada com caneta retro projetor com o nome do aluno. A lavagem das mãos usada foi a social, em que todas as partes das mãos são friccionadas (palma da mão, articulações, ponta dos dedos). Assim, após cada procedimento, era usado o dedo indicador para espalhar as bactérias no local adequado.

  1. Resultado

        Após realizados os procedimentos esperava-se encontrar maior número de bactérias no local reservado antes da lavagem e menor número no local disponibilizado para após o álcool. No entanto, houve casos em que esse resultado foi invertido ou ainda não havia bactéria alguma no local 'AA'.

  1. Conclusão e discussão

        Atribui-se o resultado invertido quanto ao número das bactérias a má realização do procedimento ou, caso diminuisse a variação de espécies como um caso normal. Contudo, o mesmo não se aplica a falta de bactérias no local AA, pois a esterelização das mãos não acontece apenas com a ultilização do álcool.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com