Resumo De Anatomia
Casos: Resumo De Anatomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LidiaDourado • 15/9/2013 • 1.097 Palavras (5 Páginas) • 772 Visualizações
Monografia de anatomia
Assim com os demais tecidos conjuntivos, os ossos e cartilagens derivam do mesenquima.
Ossos e cartilagem: A formação da cartilagem tem inicio pela condensação do mesenquima, que passa a ser um tecido pobre em matriz extracelular. Ocorre porem, com o tempo, o acumulo gradativo de substancias formando a matriz cartilaginosa. As células se afastam, retraem seus prolongamentos e transformam-se em condrocitos.
Os ossos são formados a partir de cartilagens (ossificação endocondral) ou de uma membrana conjuntiva (ossificação intramembranosa), no entanto esse processo e abordado em histologia.
As vértebras têm origem a partir do esclerotomo. As células da porção cranial do esclerotomo dispõem – se de maneira frouxa e as porções caudal proliferam. A metade cranial de um esclerotomo se funde a metade caudal do esclerotomo à frente, originando assim o corpo vertebral.
As costelas originam – se de expansões ventrolaterais dos esclerotomos. O esterno forma – se a partir de duas barras cartilaginosas que se unem na linha media ventral. Simultaneamente as extremidades ventrais dos 7 primeiros pares de costelas juntam – se ao esterno em formação.
As vértebras, costelas e esterno têm ossificação endocondral.
Os ossos do crânio são originados de ossificação tanto intramembranosa quanto endocondral a partir do mesenquima presente na região cefálica do embrião e nos arcos branquiais.
No processo de formação dos ossos o mesenquima pode não receber vascularização e forma-se no seu lugar um espaço, a cavidade articular revestida pela membrana sinovial, caracterizando uma articulação sinovial. Nas sinartroses, o mesenquima situado entre os ossos origina tecido conjuntivo fibroso, cartilagem ou mesmo tecido ósseo, caracterizando sindesmose, sincondrose e sinostose respectivamente.
A osteologia e o estudo dos ossos incluem o estudo das formações intimamente ligadas ou relacionadas com os ossos, com eles formando um todo – o esqueleto. Pode – se definir o esqueleto como o conjunto de ossos e cartilagens que se interligam.
As funções do esqueleto são:
PROTECAO: (para órgãos como o coração, bexiga e outros órgãos produtores internos),
SUSTENTACAO: (atua como suporte para tecidos moles e pontes de fixação dos músculos do corpo),
ARMAZENAMENTO: (armazena íons Ca, Na, P e K durante a gestação, a calcificação fetal se faz pela reabsorção destes minerais),
MOVIMENTO: (forma os sistemas de alavancas, com que movimentadas pelos músculos permitem o deslocamento do corpo),
PRODUCAO DE CELUAS DO SANGUE: (após o nascimento, a medula óssea vermelha de certos ósseos produz as células sanguíneas).
Os tipos de esqueletos são:
ESQUELETO ARTICULADO: pode apresentar – se com todas as pecas. Pode haver o natural (feitos pelos próprios ligamentos),
O ARTIFICIAL: (ligação por meio de pecas metálicas),
O MISTO: (quando são usados os dois processos de ligação).
ESQUELETO DESARTICULADO: Apresenta-se com os ossos isolados inteiramente um do outro.
EXOESQUELETO: Sua base de sustentação e externa, sendo uma parte bem rígida.
ENDOESQUELETO: Esse esqueleto tem sua base de sustentação interna.
A citação dos ossos do esqueleto axial, apendicular e a cintura escapular e pélvica.
AXIAL: ossos da cabeça (crânio e face), pescoço (vértebras cervicais e ossos hióide) e tronco (vértebras torácicas, lombares sacrais e esterno)
APENDICULAR: Ossos dos membros superiores (clavícula, escapula, úmero, radio, ulna e Mao) e inferiores (ossos do quadril, fêmur, patela, tíbia, fíbula e PE).
Cintura escapular: escapula e clavícula
Cintura pélvica: ossos do quadril
Citação de tipos de ossos
OSSO LONGO: apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e a espessura, como o fêmur.
OSSO LAMINAR: apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura, como a escapula.
OSSO CURTO: apresentam equivalência das três dimensões, como os ossos do carpo.
OSSO IRREGULAR: apresentam uma morfologia complexa que não encontra correspondência em formas geométricas conhecidas, como as vértebras.
OSSOS PNEUMATICO: apresenta uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar, está situado no crânio, como o maxilar.
OSSO SESAMOIDES: desenvolve-se na substancias de certos tendões (intratendineas) ou da cápsula fibrosa que envolve certas articulações (Peri-articulares), como a patela.
A coluna vertebral se divide em: 7 vértebras cervicais, 12 vértebras torácicas, 5 vértebras lombares, 5 vértebras sacrais e 4 vértebras coccigeas.
Possui quatro curvaturas, cervical torácico, lombar e pélvico. Sendo que as curvaturas secundarias cervical e lombar apresentam lordose
...