Resumo do texto Anatomia do Momento Criativo
Por: TANATANATANA • 3/9/2015 • Resenha • 367 Palavras (2 Páginas) • 521 Visualizações
Resumo do texto Anatomia do Momento Criativo
O texto discorre sobre o universo que envolve a resolução de um problema e o processo criativo, para tanto é nos apresentado etapas as quais trabalharei a seguir.
A primeira etapa que o autor nos aponta é realizar a preparação, onde é preciso mergulhar no problema e investigar os pontos relevantes deixando seus sentidos fluírem. É importante não cair na armadilha “fixidez funcional”, a qual somos levados a pensar somente o obvio e então endurecendo nossas atitudes. Outro obstáculo que deve ser trabalhado nesta etapa é a autocensura, pensamentos como “Acho que não vai dar certo” atrapalham muito na resolução do problema. E por fim saber lidar com a frustação visto que nem sempre o planejado surtirá efeitos positivos, é importante, portanto saber aproveitar o aprendizado e não desistir.
Após a primeira etapa é necessário a chamada incubação, nesta etapa você digere tudo que reuniu e o deixa “adormecido”, pois geralmente é durante a pausa onde os fleches de ideias surgem. Além disso, é afirmado com veemência pelos estudiosos da área que no inconsciente da mente está localizada os sentimentos mais profundos, as fantasias que constroem inteligência e os sentidos e também as intuições e até mesmo os pressentimentos. E justamente através de nossas intuições que muitos problemas são solucionados.
O autor do texto afirma que é preciso focar no problema, mas deixa-lo de lado é tão útil e importante quanto, e isto é chamado por ele de devaneio. O devaneio é extremamente útil para o processo criativo, o autor ainda utiliza o exemplo, o fazer a barba é uma das horas mais criativas de MacCready (inventor criativo). A todo instante nossa mente é ocupada e bombardeada de informações, e por isso os pequenos instantes de devaneio são tão ricos e preciosos.
O autor aponta no texto alguns casos de invenções no estágio de devaneio, como Wayne Silby, fundador do Calvert group, o Nolan Busnell, fundador da companhia Atari que teve grandes ideias jogando videogames, entre outros.
Por fim, a imersão no problema e em seguida o devaneio levam a iluminação, que nada mais é do que a ideia que soluciona o problema e gera a criatividade.
...