Resumo introdução a anatomia
Por: Victória Gaiardo • 10/4/2015 • Resenha • 562 Palavras (3 Páginas) • 4.707 Visualizações
Anatomia Humana
Anatomia: ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Ex: sistêmica (estudo dos sistemas orgânicos - respiratório); topográfica (territórios ou regiões do corpo); aplicada (aplicação prática dos dados anatômicos - diagnóstico e tratamento); radiológica (estudo das estruturas por meio de raio x); antropológica (aspectos anatômicos de grupos étnicos); comparativa ( estudo comparado das estruturas de espécies diferentes) e biotipologica (tipos individuais da construção do corpo humano).
Divisão do corpo humano: cabeça, pescoço, tronco e membros.
Normal: aquilo que é mais frequente; a estrutura que se encontra mais frequentemente na amostragem de indivíduos.
Variações anatômicas: diferenças morfológicas entre elementos que compõem um grupo, podem apresentar-se normalmente ou em qualquer sistema do organismo, contudo sem apresentar prejuízo funcional ao indivíduo.
Anomalia: quando o desvio do padrão pertubam a função. Podem ser congênitas ou adquiridas (resultantes de uma lesão ou doença). Ex: dedos supranumericos.
Monstruosidade: anomalia acentuada ao ponto de deformar profundamente a construção do corpo do indivíduo, sendo, então, incompatível com a vida. Ex: agenesia - não formação- do encéfalo.
Fatores gerais de variação anatômica: situações pré-estabelecidas comum a todos os indivíduos.
A. Idade: tempo decorrido ou duração da vida. Divide-se em duas partes:
- fase intra-uterina: 1- ovo; 2- embrião; 3- feto.
- fase extra-uterina: 4- recém-nascido; 5 infante; 6- menino; 7- pré-púbere; 8- púbere; 9- jovem; 10- adulto; 11- velho.
B. Sexo: masculino\feminino.
C. Raça: denominação conferida a cada agrupamento humano que possui caracteres físicos comuns, externa e internamente, pelos quais se distingue os demais.
D. Biótopo: resultante da soma dos caracteres herdados e dos adquiridos por influência do meio e da sua inter-relação. Tipos:
- Longilíneo: indivíduos magros, altos, pescoço longo, tórax muito achatado.
- Brevilíneos: atarracados, baixos, com pescoço curto, tórax de grande diâmetro.
- Mediolineos: caracteres intermediários aos tipos precedentes.
E. Evolução: influência o aparecimento de diferenças morfológicas, no decorrer dos tempos, como foi demonstrado pelo estudo de fósseis. Continua a ocorrer em todas as espécies.
Planos de delimitação:
- Lateral direito esquerdo;
- Anterior ventral (frente) e posterior dorsal (trás);
- Superior (cranial) e inferior (podálico).
Planos de secção: frontal, sagital (mediano), transversal.
SISTEMA ESQUELÉTICO
Esqueleto: conjunto de ossos e cartilagens que se ligam para formar o arcabouço do corpo do animal e desempenhar várias funções.
...