TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA DIGESTIVO

Casos: SISTEMA DIGESTIVO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 2

Estrutura do sistema digestório

Após uma refeição, os nutrientes presentes nos alimentos devem chegar às células. No entanto, a maioria deles não as atinge diretamente. Precisam ser transformadas para então, nutrir o nosso corpo.

Tubo digestório

Boca: é por ela que entram os alimentos. O “céu da boca” é também chamado de véu palatino ou palato duro. Mais para o fundo está a “campainha” ou úvula palatina.

Faringe

Quando o alimento chega à faringe, os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esôfago. 

Esôfago

órgão em forma de tubo, com paredes flexíveis e que mede aproximadamente 25 centímetros de comprimento.

Estomago

Nele, os alimentos são pré-digeridos e esterilizados

Intestino delgado

ocorre a maior parte da digestão dos nutrientes

Intestino grosso:

Este absorve a água e os sais minerais ainda presentes nos resíduos alimentares, levando-os, então, para a circulação sanguínea.

Ânus

A última e menor parte do intestino grosso é o reto, responsável por acumular as fezes, até que o ânus as libere, finalizando o processo da digestão.

Substâncias químicas no sistema digestivo

A substância também pode penetrar no nosso corpo pela forma digestiva isto é, pela boca. Em geral isto ocorre acidentalmente, por contaminação quando se tem o hábito de comer, beber ou fumar no ambiente de trabalho, ou devido a formas inadequadas de trabalho, como a prática que ainda se vê em alguns laboratórios onde o trabalhador fazem transferência de líqüidos sifonando-os (chupando-os) com a boca. É o que ocorre também, quando se chupa gasolina do carro com um tubinho de plástico.

Absorção Gastrointestinal

O simples fato que algo tenha sido colocado na boca e engolido, não significa necessariamente que tenha sido absorvido. Naturalmente quanto menos solúvel o material é, menor é a possibilidade de absorção. No passado tem sido comum a prática de atribuir certos casos de envenenamento ocupacional a hábitos sem higiene por parte da vítima, particularmente falta de lavagem das mãos antes de alimentar-se. Não há dúvidas que alguns materiais tóxicos, utilizados na indústria, podem ser absorvidos através do trato intestinal, mas é agora genericamente acreditado que com certas exceções esta rota de entrada é de menor importância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com