Saude
Monografias: Saude. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elig12 • 26/3/2015 • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 452 Visualizações
DOENÇA CRÔNICA E SAÚDE:
Principais dificuldades encontradas no tratamento e quais as alternativas de superação
Introdução
O Projeto de Pesquisa tem finalidade de abordar uma das políticas do tripé da Seguridade Social que é a SAÚDE, e escolhemos como Programa o TFD (Tratamento Fora do Município), de Irecê Bahia. O TFD é um Programa que visa atender as algumas necessidades básicas de pacientes com enfermidades de média a ata complexidade, que fazem tratamento fora do município onde reside. Sendo assim, o TFD de Irecê-Ba, consta com quase 200 pessoas cadastradas, no qual existem pacientes em fases inicial, intermediário eoutros ainda em fase terminal.
Desta forma, para aprofundar um pouco mais sobre a realidade de cada paciente e escolhemos o tema: Doença crônica e Saúde: Principais dificuldades encontradas no tratamento e quais as alternativas de superação, devido à grande necessidade de se trabalhar com estas questões que os pacientes sofrem em seus vários tipos sensações que só abaixam sua auto-estima, por isso serão feitas entrevistas individuais.
2. Delimitação e formulação do Problema
Principais dificuldades que os pacientes do TFD encontram durante o tratamento e também quais as alternativas de superação.
3. Formulação dos objetivos Geral e especifico
3.1 Objetivo Geral
Conhecer as principais dificuldades encontradas pelos pacientes do TFD de Irecê - BA e quais as alternativas de superação.
3.2 Objetivos específicos
Entender a realidade de cada paciente.
Conhecer o numero de pessoas que precisam de apoio mutuo.
Levantar as alternativas de superação
Identificar o que mudou na vida de cada paciente ao descobrir a enfermidade.
4. Justificativa:
O TFD de Irecê – BA foi escolhido como objeto de estudo devido à grande necessidade de se trabalhar dentro do programa as questões enfrentadas pelos pacientes, pois todos eles sofrem diversas sensações que deixam o paciente ainda pior do que o que a enfermidade pode deixar, pois, percebe-se que na Instituição encontramos muitos pacientes que pretendem abandonar o tratamento. Foi pensando no bem-estar destes pacientes que o Projeto de Pesquisa procura entender e aprofundar na realidade acerca da realidade de cada um.
Desta forma, os pacientes do TFD passaram por entrevistas nas quais abordarão temas como as principais dificuldades encontradas e também dicas de superação, na qual quantificaremos a quantidade de pacientes ativos no tratamento e quais não, contribuindo para um estudo de quantos precisam de apoio mutuo.
5. Metodologia:
ABORDAGEM INDIVIDUAL: A ser realizada nas sextas-feiras, das 08h00min às 12h00min, na Instituição.
VISITAS DOMICILIARES: Buscar compreender a realidade de cada paciente e acompanhar em seu tratamento.
Questionário e Ficha de Controle: Com perguntas fechadas, do tipo: dados pessoais, para atualização dos cadastros dos pacientes.
ENTREVISTA: Não estruturada, levando em consideração a realidade de cada paciente em suas diferentes etapas de sofrimentos.
6. Cronograma da pesquisa
AÇÕES
SETEMBRO
OUTUBRO
Elaboração do projeto
X
Apresentação do projeto
x
Visitas domiciliares
X
X
Abordagem individual
x
x
Entrevistas
x
x
Questionários
x
x
Conclusão e redação
x
Correção
x
Entrega
X
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA MANUAL ESTADUAL DE TRATAMENTO FORA DO DOMICILIO
Salvador-BA, 2010
1. GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA DR. JAQUES WAGNER GOVERNADOR
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA DR. JORGE SOLLA SECRETÁRIO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DR. ANDRÉS CASTRO ALONSO FILHO SUPERINTENDENTE
DIRETORIA DE REGULAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DRA. VINCENZA LORUSSO
COMISSÃO ESTADUAL DE TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO PATRÍCIA NASCIMENTO MARQUES DE ANDRADE- PRESIDENTE CETFD
Elaboração Patrícia Nascimento Marques de Andrade Myrian Cortes Bittencourt Silvana Márcia Pinheiro Santos Coelho Colaboradores Andréa de Melo Silva Lucena Andréia Freire de Oliveira Andrade Cleidson Dias Santos Karla Musto Paula França Rocha
2 .SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO 2.0 CONCEITO
...