Saude Bucal
Trabalho Escolar: Saude Bucal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucilenebardales • 6/5/2014 • 1.012 Palavras (5 Páginas) • 392 Visualizações
Principais problemas de saúde bucal
Cárie Dentária; Doença Periodontal; Câncer de Boca; Traumatismos Dentários; Fluorose Dentária; Edentulismo; Má Oclusão / Oclusopatias; Anomalias buco-maxilo-faciais.
Levantamento Epidemiológico
Reforça a necessidade da organização dos serviços, intervenção e controle.
Cárie Dentária:
É uma doença multifatorial com manifestação clínica de uma infecção bacteriana.
Resulta em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido
dentário. Este desequilíbrio tem como consequência a formação da lesão de cárie.
BIOFILME Conjunto de microorganismos organizados de modo a produzir ácido como produto de seu metabolismo.
ASPECTOS CLÍNICOS DA CARIE
Manchas brancas opacas: início; Manchas amareladas; Perda de estrutura
Dental; Dor; Infecção pulpar; Perda do elemento dental.
Tratamento e Prevenção
Tratamento: Remoção do agente etiológico; Reconstrução das estruturas dentais perdidas; Restaurações; Tratamento endodôntico; Próteses; Próteses sobre implantes.
Prevenção: Educação de pais para o cuidado do bebê; Educação para a saúde bucal em todas as faixas etárias; Controle profissional; Fluoretação das águas de abastecimento; Creme dental fluoretado.
Principais Fatores de Risco: Fatores culturais, sociais e econômicos; Falta de acesso ao flúor; Deficiente controle mecânico do biofilme (placa bacteriana); Consumo excessivo e frequente de açúcar e carboidratos; Xerostomia.
Doença Periodontal: Doença inflamatória de origem infecciosa aguda ou crônica. Destrói as estruturas de sustentação dos elementos dentais.
Formas clássicas de manifestação do Processo saúde / doença periodontal
Gengivite: A gengivite é uma manifestação inflamatória da gengiva marginal desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana supra gengival e rompimento do equilíbrio agressão/defesa.
Periodontite: A periodontite é um grupo de doenças que se caracteriza pela inflamação dos tecidos de sustentação e proteção dos dentes, acompanhada de perda de inserção de tecido conjuntivo, conseqüência da agressão promovida pela placa bacteriana subgengival.
Estagio da doença
Início: Biofilme acumulado; Gengiva vermelha e sangrante; Processo limitado à gengiva marginal; Remoção do biofilme cura a doença. Avanço da doença: Biofilme calcificado cálculo/tártaro; Acúmulo de bactérias em direção aos tecidos de sustentação; Processo inflamatório destrói ligamento periodontal e osso alveolar; Perda de sustentação do elemento dental. Processo Final da Doença: Avanço das perdas ósseas em direção ao ápice da raiz dental; Mobilidade dental; Perda do elemento dental.
Tratamento e prevenção: Remoção mecânica dos focos de infecção, placa bacteriana, tártaro; Controle medicamentoso nos casos graves; Tratamento doméstico; Controle rigoroso de higiene oral ( escova e fio dental); Tratamento profissional; Raspagem das superfícies contaminadas.
Fatores de Risco: Fatores culturais, sociais e econômicos; Diabetes; Fumo; Ausência de controle de placa bacteriana; Imunidade baixa e stress.
Câncer de Boca O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca) e está entre as
principais causa de óbito por neoplasias.
FATORES DE RISCO AO CÂNCER DE BOCA: Idade superior a 40 anos; Sexo masculino; Tabagistas crônicos; Má higiene bucal; Portadores de próteses mal-ajustadas ou que sofram de outra irritação crônica da mucosa bucal; Dieta pobre em proteínas, vitaminas e Minerais; Dieta rica em gorduras e álcool e Exposição contínua ao sol.
Aspectos clínicos das lesões cancerosas da boca: Hiperemia (vermelhidão) localizada ou difusa da mucosa; Leucoplasia (superfície esbranquiçada); úlcera rasa; Lesão ulcerada única com bordas endurecidas e fundo granuloso.
Traumatismo Dentários As lesões dentárias traumáticas são agravos que têm um grande impacto na qualidade de vida da criança e do adolescente: limitações ao morder ou falar, comprometimento da estética e problemas psicológicos no convívio social a ponto da
criança/adolescente evitar sorrir e conversar.
Fluorose Dentária É uma anomalia do desenvolvimento e ocorre por ingestão prolongada de flúor durante o período de formação dos dentes e maturação do esmalte. É caracterizada por aumento da porosidade do esmalte, fazendo com que este pareça opaco.
Edentulismo É resultante de diversos e complexos determinantes, tais como: as precárias condições de vida, a baixa oferta e cobertura dos serviços.
Má Oclusão / Oclusopatias Etiologia: Fatores hereditários; Desequilíbrio das forças musculares durante o desenvolvimento buco-facial da criança.
Deglutição atípica; Interposição labial; Respiração bucal; Hábitos bucais deletérios; Dedo, chupeta, mamadeira.
Tratamento das Oclusopatias Tratamento ortodôntico; Ortopedia funcional dos maxilares; Terapia mio-funcional. Remoção das causas: Ação multidisciplinar; Médicos; Fonoaudiólogos; Fisioterapeutas.
Anomalias buco-maxilo-faciais Mal formações congênitas de ordem genética ou por
fatores
...