Sistema Nervoso
Seminário: Sistema Nervoso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valprado • 28/4/2014 • Seminário • 278 Palavras (2 Páginas) • 326 Visualizações
Sistema Nervoso
O sistema nervoso detecta estímulos externos e internos, que seja físicos ou químicos, e desencadeia as respostas musculares e glandulares. Assim, é responsável pela integração do organismo com o seu meio ambiente. Ele é dividido em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico.
O Sistema Nervoso Central divide-se:
Eles estão protegidos pelo esqueleto axial (crânio e coluna vertebral) e suas principais funções são:
- Integrar e coordenar os sinais neurais de entrada e de saída;
- Realizar funções mentais superiores como pensar e aprender.
O tronco encefálico insere-se entre a medula e o diencéfalo, situando-se centralmente ao cerebelo, ou seja, conecta a medula espinal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente.
A importância de ambos no SNC é que o encéfalo é o sistema aferente que tem responsabilidade de enviar informações desde receptores ao SNC e a medula espinhal é o sistema eferente que envia ordens dede o SNC para músculos e glândulas.
As estruturas do cerebelo são:
-Vérmis cerebelar;
-Hemisférios cerebelares;
-Folhas do cerebelo;
-Fissuras do cerebelo;
-Corpo medular do cerebelo;
-Lâminas brancas do cerebelo;
-Córtex cerebelar;
-Árvore da vida.
As estruturas do diencéfalo: formado por vários núcleos. Os maiores são os que, em conjunto, formam o tálamo, passagem obrigatória para quase toda a informação que é encaminhada ao córtex cerebral. Abaixo dele fica o hipotálamo, estrutura vital que recebe o tempo todo informações sobre o estado funcional do corpo e regula todos os sistemas que são capazes de modificar o funcionamento do corpo, inclusive através do comportamento. Acima do tálamo fica a glândula pineal, ou epitálamo, que também ajuda a integrar o funcionamento de corpo e cérebro. Outras estruturas do diencéfalo são os globos pálidos, parte dos núcleos da base juntamente com o estriado telencefálico, e o núcleo subtalâmico.
...