Sistema Nervoso
Projeto de pesquisa: Sistema Nervoso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jussaraolyveiras • 15/10/2014 • Projeto de pesquisa • 874 Palavras (4 Páginas) • 398 Visualizações
Terceira semana do desenvolvimento
Neurulação
O Sistema Nervoso
NEURULAÇÃO
Formação do tubo neural :
A placa neural aparece como um espessamento na linha média do ectoderma embrionário, em posição cefálica ao nó primitivo. A placa neural é induzida a formar-se pelo desenvolvimento da notocorda e do mesênquima que lhe é adjacente
. Um sulco neural, longitudinal, forma-se na placa neural .
NEURULAÇÃO
O sulco neural é flanqueado pelas pregas neurais, que se juntam e se fundem para originarem o tubo neural. O desenvolvimento da placa neural e o seu dobramento para formar o tubo neural é chamado neurulação.
O tubo neural é o primórdio do sistema nervoso central.
FORMAÇÃO DA CRISTA NEURAL
Com a fusão das pregas neurais para formar o tubo neural, células neuroectodérmicas migram dorsolateralmente para constituírem a crista neural, entre o ectoderma superficial e o tubo neural .
A crista neural logo se divide em duas massas que dão origem ao sistema nervoso periférico.
FORMAÇÃO DA CRISTA NEURAL
As células da crista neural dão origem a várias outras estruturas, como por exemplo, a retina.
O Sistema Nervoso
NEURULAÇÃO
NEURULAÇÃO ANORMAL
Os distúrbios da neurulação podem resultar em graves anormalidades do encéfalo e da medula espinhal. Os defeitos do tubo neural estão entre as anomalias congênitas mais comuns.
NEURULAÇÃO ANORMAL
A ausência parcial do encéfalo-meroanencefalia ou anencefalia- representa o defeito mais grave. As evidências disponíveis sugerem que o distúrbio primário(ex: uma droga teratogênica) afeta o neuroectoderma, resultando na ausência de fusão das pregas neurais e da formação do tubo neural, na região do encéfalo .
TERATÓGENOS
Agentes infecciosos: Rubéola- microcefalia, cardiopatia, surdez, catarata. Toxoplasma(Protozoário)- microcefalia, microftalmia, calcificações cerebrais, hidrocefalia.Citomegalovirus- microcefalia, microftalmia, calcificações cerebrais, hidrocefalia. Herpes simples- microcefalia, catarata. Varicela- hidrocefalia, catarata, lesões cutâneas. HIV- microcefalia, hipertelorismo( aumento da distância entre os olhos)
TERATÓGENOS
Agentes químicos: Ácido Valpróico - Defeitos de tubo neural. Álcool - retardo mental, microcefalia, hipoplasia maxilar, fissuras palpebrais pequenas, anomalias cardíacas. Anticoagulantes -(warfarin, dicumarínicos)- Hipoplasia nasal, malformações do sistema nervoso central, anormalidades esqueléticas, alterações oculares. Antineoplásicos -Malformações múltiplas .Antitireoidianos - Bócio fetal, hipotireoidismo. Fenitoína - Retardo mental, microcefalia, face dismórfica, hipoplasia da falanges distais, incluindo unhas. Hormônios Androgênios- Masculinização de fetos femininos. Dietilbestrol- mortes fetais, anormalidades uterinas e cervicais (tumores). Lítio- Anomalia cardíaca valvar . Talidomida -Defeitos nos membros (focomelia), anomalias cardíacas e nas orelhas. Tetraciclina- Hipoplasia e escurecimento do esmalte dentário. Vitamina A (ácido retinóico) -Anomalias de sistema nervoso central, coração e orelhas .
O mesoderma de cada lado da notocorda se espessa para formar as colunas longitudinais do mesoderma paraxial. A divisão dessas colunas mesodérmicas paraxiais em pares de somitoscomeça cefalicamente, no final da terceira semana. Os somitos são agregados compactos de células mesenquimais, de onde migram células que darão origem às vértebras, costelas e musculatura axial.
O mesoderma de cada lado da notocorda se espessa para formar as colunas longitudinais do mesoderma paraxial. A divisão dessas colunas mesodérmicas paraxiais em pares de somitos começa cefalicamente, no final da terceira semana. Os somitos são agregados compactos de células mesenquimais, de onde migram células que darão origem às vértebras, costelas e musculatura axial.
FORMAÇÃO DO CELOMA INTRA EMBRIONÁRIO
O celoma intra-embrionário
...